29 setembro 2018

Hospital na moda: Moda Lolita

Olá!

Hoje gostaríamos de mostrar para vocês um estilo de se vestir muito fofo, diretamente do Japão, e que tem um pouco a ver com enfermeiras - a moda Lolita

Nurse Lolita

imagem encontrada no tumblr

A moda Lolita também é uma street fashion japonesa, mas diferente do estilo Menhera, é um estilo bem mais antigo - nasceu em meados dos anos 80 - e mais regrado. O estilo Lolita é caracterizado por roupas cheias de babados e detalhes, e uma silhueta característica, com a saia na altura dos joelhos e bem armada, parecendo uma boneca antiga. O estilo tem três vertentes principais, Sweet Lolita (com cores pastéis e temáticas super açucaradas e fofinhas), Classical Lolita (que lembra uma dama vitoriana, bem clássica) e Gothic Lolita (que é na sua maioria preto, dark, cheio de cruzes e coisas trevosas). Contudo, uma das principais marcas que fazia roupas Lolita um dia teve uma ideia diferente... E decidiu pegar uma estética meio enfermeira antiga e trazer para dentro do meio Lolita.

A primeira marca a começar a fazer roupas nesse estilo foi a Metamorphose temps de fille, que fazia as roupas meio que basedas nos uniformes militares da segunda guerra. Apesar da mistura improvável, o efeito da "enfermeira adorável" ficava muito bom!

conjunto Nurse Lolita branco com detalhes em vermelho

As peças Hospitality Doll da marca Metamorphose. Encontramos no tumblr lavenderlilly

Se você for prestar atenção, o estilo lolita - em todas as suas vertentes de cor e humor - seguem uma mesma anatomia: saia ou vestido armado, decote alto - ou seja, GOLAS, acessórios na cabeça, sapatos delicados e meias detalhadas. Você pode ver um post bem direto sobre o estilo, do blog "Rendas, Babados e Bordados" ou uma série de posts sobre o estilo no blog "Reino de Morango". Ambos os blogs são muito bons e falam muito sobre essa moda super fofa! A imagem abaixo, do blog Kawaii Kei também resume muito o que gente vai encontrar na moda lolita:

Anatomia de uma Lolita - principais tipos de roupas e acessórios usados na moda

Deixamos para esses blogs falarem mais sobre a moda, nós estamos aqui para mostrar uma só coisa: "E AS ENFERMEIRAS?"

A Metamorphose começou com a coleção Hospitality Doll lá em 2003, e teve sucesso, mas só em 2012 criou a coleção Engelsbeginn - que é a imagem de abertura do nosso post. As marcas menos conhecidas dentro do meio lolita, chamadas de indie brands, ainda lançaram uma ou outra peça nesse meio tempo que poderia se encaixar com esse esquema de enfermeiras, mas foi o estilo menhera que fez as marcas lolita se animarem a lançar coisas de enfermeira novamente... Aí tivemos a Angelic Pretty, que em 2017 pegou o conceito menhera, misturou com suas ilustrações fofas e peças cheias de babado e doçura, e criaram uma coleção de vestidos relativamente casual (com menos cara de enfermeira de halloween) que roubou os corações de muita gente

arte e vestido da coleção Fancy Hospital da marca Angelic Pretty

Propaganda japonesa da marca Angelic Pretty, imagem encontrada no blog Minty Frills

Nós do Doll Hospital somos absolutamente apaixonados por essa coleção de roupas e estampas, precisamos dizer mais? A estampa cheia de ursinhos, pílulas, coraçõezinhos e outras coisas de hospital, mas BEM docinho! Combina bastante com o tipo de coisa amorzinho que tentamos colocar aqui no blog.

Coleção completa Fancy Hospital da marca Angelic Pretty

Imagem original da AP, foto encontrada no tumblr Sucree Dolls

Pra não ficar muito repetitivo em relação à esse lançamento apenas, aqui está um compilado de nossas imagens preferidas: a estampa, os vestidos numa revista, detalhes da estampa de um dos vestidos, visual branco, visual azul bem claro, visual branco e rosa pink, cartão postal ilustrado, outra ilustração bonitinha e a Enfermeira do Doll Hospital usando a estampa.

Outra marca que fez uma estampa que nos deixou encantada se chama Diamond Honey. É uma marca chinesa que decidiu embarcar na temática de enfermeiras e chamar a print (estampa) de Doll Hospital. Óbvio que a gente ia amar! A estampa é um pouquinho mais grotesca (com tons vermelhos tipo sangue na estampa) mas ao mesmo tempo é bem delicada, com ilustrações de coelhinhos e bichinhos muito fofos. Olha só:

vestidos preto e rosa da coleção Doll Hospital da marca Diamond Honey

Imagens de usuários do tumblr, aqui a estampa preta e aqui a estampa rosa

estampa rosa da coleção Doll Hospital da marca Diamond Honey

Além de fazer um visual de enfermeira através das estampas, as marcas da moda Lolita também usam acessórios bem marcantes, como os aventais e chapéus de enfermeira, inspirados nos chapéus que as enfermeiras realmente usavam antigamente. Um outro exemplo recente é da marca Baby The Stars Shine Bright / Alice And The Pirates: Eles criaram um conjunto chamado Anna Nurse Set, lindo com um chapeuzinho antigo e avental, e depois usaram uma ilustração baseada nele para criar uma nova estampa (Secret Hospital For Dolls)

vestido de enfermeira antiga e vestido estampado de enfermeiras sinistras, da marca Alice And The Pirates / Baby The Stars Shine Bright

Imagens do set e da estampa retiradas diretamente do blog da Baby/AatP

Outro tipo de acessório às vezes usado com conjuntos "de enfermeira" são os tapa-olhos. Eles dão um aspecto mais creepy ou grotesco (dependendo de como a pessoa coordena) mas pode ser muito fofo também! Vamos colocar dois exemplos aqui, ambos feitos à mão.

tapa-olhos fofinhos para compor visuais baseados em enfermeiras / temas médicos

Fontes das imagens: tapa-olho no coelhinho da Baby e tapa-olho de cupcake

Até aqui nós citamos as três maiores marcas da moda Lolita (todas japonesas) e suas coleções de enfermeiras, assim como marcas novas da china. Mas temos ainda algumas marcas brasileiras que também fizeram trabalhos lindos! Uma delas é uma novata que ainda não gostaria de ser identificada. A marca fez especialmente para o Doll Hospital um conjunto de avental e chapéu mega fofos, cheio de babados e detalhes!

chapéu e avental brancos com detalhes em rosa

Outra é a marca Loli Me, que lançou duas versões de estampas fofas em 2017. Acreditamos que a loja está parada no momento (alguma espécie de hiatus ou pausa, sem previsão de volta), mas estava bem ativa ano passado e desfilou as duas estampas fofas, chamadas Hospital de Ursinhos - versão sweet e versão classical. Cada uma das "versões" da estampa é composta por diferentes cores de um mesmo tema! Olha só a versão clássica da estampa:

vestido estampado de azul com bichinhos enfermeiros

Já a versão doce tem uma pegada que lembra mais menehra, com os bichinhos usando bandagens (e não sendo médicos), e é mais colorida. Felizmente a Enfermeira conseguiu comprar uma saia dessa coleção, na única cor que foi produzida!

vestido estampado de azul com bichinhos pacientes de médicos

Por fim, temos aqui uma listinha das combinações (visuais inteiros montados, também chamados de coordinates pelas Lolitas), coleções e peças que achamos mais interessantes com a temática de enfermeira dentro da moda Lolita:

  1. Marca: Metamorphose Temps de Fille

    Hospitality Doll nas cores preto e branco. Mais fotos em preto aqui e aqui, e em aqui em rosa

    Vestidos e acessórios da marca Metamorphose, com cruzinhas decorativas
  2. Marca: Metamorphose Temps de Fille

    Engelsbeginn na cor azul claro.

    Vestidos e acessórios da marca Metamorphose, com modelagem militar
  3. Marca: My Lolita Dress

    Rabbit Nurse~ Sweet Lolita Salopette, vestido branco com detalhes em vermelho na estampa. Mais informações e fotos no site oficial da marca!

    Vestidos e acessórios da marca chinesa My Lolita Dress, com chapéu da marca
  4. Marca: Royal Princess Alice

    Sister Nurse, coleção classical lolita com enfermeiras em branco e preto. Mais informações e fotos bonitas no site oficial!.

    Vestidos e acessórios da marca Royal Princess Alice, vestidos e chapéus de enfermeira
  5. Marca: Royal Princess Alice

    Sweet Monster Castle na cor lilás e branca, bem sweet lolita! Mais informações e fotos bonitas no site oficial!.

    Vestidos estampado da marca Royal Princess Alice, acessórios de diversas marcas
  6. Marca: Royal Princess Alice

    Dark Night Hospital, preto e vermelho, bem gótico! Mais informações e fotos bonitas no site oficial!.

    Vestidos estampado e acessórios da marca Royal Princess Alice
  7. Marcas desconhecidas (se souber, nos avise!)

    Provável scan da revista Gothic&Lolita, com duas garotas usando estilo oldschool de Lolita, puxando pras enfermeiras antigas.

    Visual de enfermeira antiga em uma revista Gothic&lolita Bible
  8. Marcas desconhecidas (se souber, nos avise!)

    Photoshoot indie com meias estampadas

    Visual de enfermeira cor-de-rosa com tapa-olho e meias estampadas de bandagens
  9. Marca: Gloomth

    St Gloomth Hospital collection. Visual incrível montado pela Lovely Lor, uma vlogger/youtuber famosa no meio lolita e cosplayer

    http://lovelylor.tumblr.com/post/160268747971/st-gloomth-hospital-collection-is-up-on
  10. Marcas: Angelic Pretty e Metamorphose

    Esse visual foi montado por uma blogueira no tumblr para um evento steampunk

    Visual de enfermeira vermelho-listrado com cruzes enormes feitas à mão
  11. Marcas: Metamorphose e Baby the Stars Shine Bright

    Visual pensado juntando várias peças de ambas as marcas - nenhuma delas com estampas ou bordados de enfermeira, mas que a temática fica inconfundível apesar disso!

    http://diaryofasugarfiend.tumblr.com/post/137896241290/innocent-worlds-side-lace-up-jsk-would-be-good-in

Ainda tem MUITA coisa pela internet, às vezes você vai encontrar sob as tags "nurse lolita", às vezes você só acha pelo nome da marca mesmo.... Por isso fizemos questão de compilar tantas dessas lindezas! Se você tiver imagens interessantes de outras lolitas usando moda inspirada em enfermeiras, ou foto sua, podemos colocar aqui, é só nós mandar por comentário ou email ♥

O post ficou enorme, hehehe, mas queríamos fazer algo super completo sobre essa moda tão especial! Para o futuro, queremos fazer também um post sobre moda lolita e como isso aparece no mundo das bonecas. Estamos escrevendo essa matéria primeiramente para uma revista que irá ser publicada em outubro, e no mês seguinte queremos trazer a matéria para o Doll Hospital também ;)

Por hoje é isso, até o próximo post!

2 comentários:

  1. Que post mais amorzinho! Que saudadeee que deu de usar lolita! E esse avental e esse chapéu, socorroooooo que lindo que coisa mais perfeitaaaa!! 😍😍😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O avental e o chapéu tão demais, né? tem que ver que LINDOS eles ficam sobre uma saia bem fofa e armada *---*

      Se quiser matar a saudade de usar lolita, pode me chamar! ;*

      Excluir
Plugin de Posts Relacionados para WordPress, Blogger...