31 agosto 2017

Hospital na moda: Menhera

Olá!

Estamos trazendo algumas informações sobre um dos estilos mais novos do Japão em termos de moda - o visual Menhera.

Kawaii menhera nurse illustration
Ilustração ultra-fofa da artista hacuubii

Menhera é um estilo que começou a aparecer lá em 2013 nas ruas de Tokyo e agora está em alta, com diversas marcas lançando novos itens e tendo o estilo sendo amado ao redor do mundo! Se você ainda não conhece, talvez já tenha visto em algum lugar na internet pessoas vestidas assim:

Estilo Menhera - moda japonesa
todas as imagens encontradas no tumblr fyeahmenhera

O que todos esses visuais diferentes tem em comum?

  • Temática médica
    Com pílulas, cruzinhas, máscaras e até algumas coisas mais caricatas, como bandagens, chapéu de enfermeira antiga ou seringas de brinquedo. Isso se vê melhor ainda aplicado em estampas!

  • Meio "Creepy cute"
    Algo na vibe "é fofo mas também é sinistro", mostrando uma beleza imperfeita*, como um brinquedo quebrado.

  • Visual soltinho ou confortável
    Um camisetão longo e confortável, de preferência com estampa temática, é uma opção frequente. Saias curtas, que lembram uniformes de colegial também são muito vistas, assim como peças oversized no geral.

Então, sendo uma moda que usa tanto a temática médica, como a gente ia deixar de falar disso? ♥ ♥ ♥ O nome esquisito é uma combinação das palavras MENTAL HEALTH, que era o nome de um fórum anônimo onde muitos usuários debatiam sobre saúde mental (mental health) e procuravam ajuda para se sentir melhor. Em resumo, o jeito de falar em inglês, pra quem fala japonês, fica meio diferente, e por isso os japoneses chamavam o fórum (e os usuários) de MEN-HERA. Por isso, além de ser um estilo com a pegada fofa, Menhera costuma ter também o visual de algo que pode estar levemente cansado (como a maquiagem de pele brilhante e blush vermelho logo abaixo dos olhos) ou blusas/estampas que tem textos sobre estados emocionais. O tumblr FYeah Menhera fez uma página completa com informações sobre o estilo Menhera (em inglês), e o blog Pastel Cubes fez uma linda matéria sobre o estilo (em português e em inglês).

O estilo em si não tem muitas regras - saias curtinhas, camisetas longas, vestidos no joelho, shortinhos... vale tudo, contanto que o estilo esteja reconhecível. Um visual pode ir mais para os lados curtinhos, com sobreposições e acessórios fofos e lembrar o Fairy Kei, por exemplo, ou ir para uma silhueta mais longilínea e com cores escuras pra ficar mais próximo de algo gótico. Nós amamos essa mistura e liberdade ultra-fofas!

Estilo Menhera - moda japonesa

Além dos visuais usados no dia-a-dia, também encontramos algumas sessões de foto MUITO bacanas, como essa dupla:

http://dollhospitalproject.tumblr.com/post/141855836594

Aqui no Brasil, algumas marcas que gostam de se inspirar na moda oriental também entraram nessa onda. É o caso da Nanquim Studio e da Oh, Candy!. Ambas as marcas fazem acessórios (como colares, brincos, anéis e presilhas), mas as duas tem pegadas absolutamente diferentes! Vamos mostrar aqui nossos favoritos:

Broche Menhera da loja Nanquim Studio
imagens da coleção Kawaii Emergency da Nanquim Studio
acessórios menhera da loja Oh, Candy!
imagens da encomenda especial de uma cliente - a Oh, Candy! gravou um video no instagram

Ainda não vimos visuais made in Brazil que sejam menhera, mas acreditamos que esse estilo ainda vai ter vários seguidores por aqui! Queremos dizer que "já tem, a gente só não conhece", hahahah. Pra quem quer procurar mais inspiração, recomendamos seguir a tag #menhera (tanto no insta quanto no tumblr) e

*tem uma palavra japonesa pra explicar esse "imperfeito belo" - Wabi-sabi. Não encontramos uma forma apropriada de descrever ou incluir isso no post, mas esse é um conceito forte tanto na cultura oriental (em especial a japonesa!) quanto no nosso blog. Sabe como é, amor pelos brinquedos, mesmo que quebrados....

Enfim, esse foi um longo post! Estamos à procura de mais marcas aqui no Brasil que estejam fazendo itens interessantes nessa temática! Claro que algumas coisas (como camisetas de cores pastéis) podem ser encontradas em muitas lojas de departamento, mas se você lembrar de mais alguma outra marca que tenha criado algo nesse estilo, fale nos comentários que iremos adicionando aqui no post :)

Até breve, voltaremos com mais brinquedos restaurados!

Fique bem!

6 comentários:

  1. Adoreeei o post, ficou bem informativo! Obrigada por mencionar o Pastel Cubes ٩꒰^▿^꒱۶♡ e guriaaaaa orgulho do pessoal do BR que ta fazendo acessórios lindos!
    ;**** amada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina que não ia te mencionar, sua linda ♥ tu é uma das pessoas que mais comenta sobre modas alternativas do Japão e fez um post super completo sobre Menhera, claro que ia falar do teu blog!
      Espero que mais e mais pessoas aqui do BR possam mostrar seus talentos, seja criando novos itens para a venda ou novos visuais bonitos *---*
      beijinhos!

      Excluir
  2. Ahhh adorei o post!! Muito, muito útil! E obrigado por postar a Nanquim!! A Oh Candy Store também está de parabéns pelo incrível trabalho, fofíssimo!! Vamos mostrar que no BR também tem coisa muito boa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha visitado o Doll Hospital e tenha visto justamente o post sobre a sua loja, hehehe ^_^ Ainda estou tentando me decidir qual peça sua quero comprar (embora várias das que eu mais tenha gostado já esgotaram, é claro)
      Se eu conseguir comprar algo seu, vou tirar foto com alguns dos brinquedos do Hospital, como costumo fazer com outras lojinhas quando compro ^^
      beijinhos!

      Excluir
  3. Post de utilidade pública <3 Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, sinta-se à vontade para compartilhar! Esse é nosso primeiro post sobre moda, esperamos fazer mais em breve ^^

      Excluir
Plugin de Posts Relacionados para WordPress, Blogger...