22 dezembro 2014

60s Girl

Olá!

O Doll Hospital recebeu uma paciente com mais de 50 anos de idade!

http://dollhospitalproject.tumblr.com/post/105602925439/sneak-peek-from-our-latest-restoration-project
mas ela vai sempre ser uma menininha ♪

Quando a vovó repassou a boneca para a Enfermeira, disse apenas que era uma boneca de uma amiga dela, algo de estimação, com mais de 50 anos e que precisava de uma arrumadinha... A princípio o Doll Hospital iria dar um banho e fazer uma roupinha nova, porque era isso que a boneca aparentemente precisava, certo? Ninguém gosta de roupinhas de TNT ;)

http://dollhospitalproject.tumblr.com/post/102908459724/a-doll-from-the-60s-something-close-to

Mas ao despirmos a doll, encontramos várias outras coisas que precisavam ser consertadas urgentemente:

http://dollhospitalproject.tumblr.com/post/102910145734/the-same-60s-doll-she-has-really-nice-joints-but

Pés quebrados, pintura das unhas e dos lábios detonada, cabelos faltando...

Tentamos pesquisar alguma coisa sobre o modelo e marca da boneca para pensar numa futura roupinha, mas não havia nenhuma marcação no corpo da doll nem informações na internet que tivessem fotos parecidas. Considerando que é uma boneca brasileira, estamos supondo que seja da Estrela, produzida no início da década de 60 de acordo com as dicas de identificação do Bonecas Antigas. O corpinho dessa boneca (tanto pelo formato quanto pelo material, ele é de resina e não de vinil) é que nos dá certeza que não é uma dessas "amiguinhas" citadas no blog, por isso a dúvida. O corpo é "adulto" demais pra ser uma das bonecas da coleção "amiguinha" da Estrela.

Começamos a cirurgia tirando a peruca (sim, a boneca tem uma peruca! os fios não eram fixados diretamente na cabeça como a maioria das bonecas é hoje em dia) usando lixa, pinças e um pouquinho de delicadeza manual. E descobrimos o pior trabalho de cola que já vimos:

http://dollhospitalproject.tumblr.com/post/102911122064/very-delicate-surgery-to-take-off-the-wig-and
Por que colar a tampinha da cabeça virada??? Por que pôr cola nas orelhas????

Até pensamos em mexer no mecanismo dos olhos para dar uma limpada, mas com essa quantidade de cola ficou impossível. Depois e mais de meia hora lixando, chegamos à conclusão de que, de repente, seria uma boa opção deixar a boneca o mais intocada o possível, recuperando apenas as partes quebradas do pé e as pinturas. Mas não tínhamos como simplesmente tirar os pezinhos fora sem estragar o mecanismo de articulações da boneca - ela é toda ligada por elásticos por dentro! Prosseguimos desmontando a doll.

http://dollhospitalproject.tumblr.com/post/102911255444/60s-doll-pieces
Todas as partes da boneca separadas

Um pequeno aviso para quem deseja restaurar uma boneca de resina e pretende lixar: POR TUDO QUE É IMPORTANTE PRA VOCÊ NESSE MUNDO, USE UMA MÁSCARA. Não faça que nem a enfermeira, que só se deu conta disso depois de meio trabalho andando e ficou respirando poeira de resina por vários minutos até cobrir a boca e o nariz com uma bandana. Como medida adicional, tentem fazer isso em um lugar aberto ou em um lugar próprio para bagunças como uma garagem ou oficina - evitem usar seu próprio quarto.

A função de lixar as peças - não todas, mas algumas, como a cabeça, mãozinhas e pés - demorou várias horas. Os pés foram os últimos a receberem atenção, já que cada um deles teve uma partezinha reconstruída com cola epóxi, que precisava estar firme e seca antes de ser lixada.

http://dollhospitalproject.tumblr.com/post/103771308689
Alguns esquemas e a boneca remontada

Antes de desmontar 100%, fomos anotando a maneira como as peças estavam presas, para ter como montar da mesma maneira depois. O elástico por dentro da boneca agora é mais firme e é colorido de azul (porque a única loja que tinha esse material para vender só tinha cores chamativas do mesmo).

Para costurar as roupas, nos inspiramos em tudo o que a Estrela fazia lá pelos anos 60, e achamos que algo floral e em tons de azul e rosa ficaria bonitinho e no clima. Nossa escolha de cores também foi baseada na cor de sapatos que encontramos e servem bem nessa boneca! Algumas inspirações foram tiradas do tumblr "That 60s Girl"

Não tínhamos como simplesmente encontrar uma nova peruca pra ela, e por conta do tamanho da boneca, não queríamos simplesmente colar fios de cabelo diretamente na cabeça da doll, por isso acabamos ajeitando a peruca e colocando só um pouco de cola quente para predê-la no lugar. A vantagem de se usar cola quente é que, caso precisem ser feitos outros reparos, ou caso queiram remover a wig, não vai ser difícil nem muito danoso de tirar e colar novamente. Para preencher as falhas de cabelo, decidimos usar uma faixinha de tecido, algo que tinha um certo hype durante os anos 60 também. Terminamos retocando a pintura do rosto e das unhas. Ela ficou assim:

http://dollhospitalproject.tumblr.com/post/105783329259/60s-doll-restored
(A gente podia ter arranjado um chapéu, mas ficaria muito mais óbivo! Além do mais, dá para colocar a fita rosa da cintura no cabelo e a faixinha de tecido do cabelo na cintura, então é mais versátil assim ♪)

Ainda não sabemos se a boneca dos anos 60s volta para sua casa ou se vai ser doada, mas nós ficaremos muito felizes se ela puder ser passada adiante (apesar de ser uma raridade ter uma boneca tão antiga e tão diferente nessas condições no Brasil).

Aliás, queríamos agradecer pelo blog de dois amigos da Enfermeira ter divulgado o Doll Hospital! Deem uma olhada no Entre Unicórnios e Barbas, eles são um casal amorzinho que posta sobre tudo um pouco: nerdices, filmes, bandas, bonecas, vikings, coisas fantásticas... E estão agora nos ajudando a conseguir nossos 100 likes. Acredito que não será impossível ter isso antes do dia 25 dezembro (será o presente de Natal da Enfermeira) ♥

Ainda sobre as doações: Nessa sexta-feira tínhamos apenas dois brinquedos prontos para serem doados, e conseguimos entregá-los em um show beneficente. Olha a cara de felicidade deles~~

O show não era muito grande, mas acreditamos que mais de 80 brinquedos tenham sido recolhidos, e poderão fazer muitas crianças felizes nesse Natal!

Esperamos que vocês tenham gostado de ver a transformação dessa menininha de 50 anos ♥ Até logo mais!~~

11 comentários:

  1. Incrível como vocês conseguem recuperar bonecas quase perdidas e deixa-las lindas *-* Ficou muito amor! Parabéns! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahaha, obrigada Miyuki! Essa estava quaaase perdida mesmo, mas deu para salvar bem, hahaha ♥

      Excluir
  2. Aii que linda que ficou a doll!! Deu vontade de ter uma dessas e sair perguntando pras mamães e pras vovós como eram as bonecas delas! Belo trabalho, ficou linda mesmo!

    ~Athene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah, obrigada, Athene! A gente quase não conseguiu se desfazer dessa bonecona, hahaha. A vovó da enfermeira ficou encantada e lamentou não ter uma boneca dela mesma para poder "repaginar" também.
      (Mas esperamos que ela continue conseguindo pacientes interessantes e diferentes pra gente!)

      As vezes eu acho que essas mais antiguinhas é que tem mais potencial ;)

      Excluir
  3. Meu pai... Ela ficou linda!! Você uma plástica nela!!! <3
    Tu sempre faz coisas incríveis!!! <3

    ResponderExcluir
  4. Que trabalho lindo!!
    Adorei encontrar seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Érika!
      Fique à vontade para comentar aqui sempre que quiser ♥♥♥

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, é a primeira vez que comento no seu blog, achei tudo lindo!
      Essa boneca é a Pierina da Trol, ela é de 1961, feita de baquelite!
      Tem o comercial dela no youtube:
      https://www.youtube.com/watch?v=sjTwQZgsRHk
      Essa boneca fez muito sucesso, ela é linda!
      A sua restauração ficou ótima, parabéns!
      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Fico feliz de ver seu comentário aqui, sou muito fã do seu trabalho!
      Obrigada pela informação, eu realmente não conhecia a fabricante Trol. O comercial é uma gracinha!
      Espero ter a chance de restaurar outras como essa ♥
      obrigada novamente!!

      Excluir
Plugin de Posts Relacionados para WordPress, Blogger...