06 agosto 2014

Enfermeira do sonhos + Bonecas Coreanas

Olá! Gostaríamos de apresentar a nossa enfermeira dos sonhos:

Doll Hospital x Pullip
mas gente, essa não é uma boneca da Aoki Misako? O Doll Hospital fez parceria com a Baby The Stars Shine Bright? Mas como?? ♥ ♥ ♥

Esse pequeno sonho de consumo é uma montagem, mas essas bonecas existem mesmo - e são lindas! As Pullip são bonecas articuladas criadas pela sul-coreana Cheonsang Cheonha / Ars Gratia Artis, mas foi graças à sua distribuição no Japão e pela empresa Groove que elas se tornaram famosas.

Eventualmente, Pullips são chamadas (erroneamente) de BJD por também serem articuladas (mas terem articulações que não são esferas ligadas por elásticos, ou seja, não são ball-jointed). Essas bonecas com aparência fofa e proporções diferentes são especialmente amadas por quem tem como hobby alguma vertente de moda japonesa ou fotografia, assim como quem gosta de dolls mais colecionáveis, já que apesar das aparências essas bonecas não são consideradas brinquedos.

O Doll Hospital Project tem o prazer de apresentar uma dessas adoráveis criaturas cabeçudinhas junto da enfermeira:

Nossa primeira impressão, ao receber essa boneca em mãos foi um pouco diferente, uma vez que recebemos ela desmontada, em uma caixa. a Pullip veio nua, careca e sem o chamado face-up, que é a pintura do rosto: sobrancelha, cílios, cor da boca, das bochechas, maquiagem... A montagem em si não foi muito difícil, mas realmente não recomendaríamos a boneca para uma criança, antes de ser montada. Foi uma experiência boa, e completar a customização também se mostrou muito divertido. Ver algo tão delicado se tornar mais bonito e ser tão móvel e articulado foi tão bacana para nós quanto é restaurar um brinquedo detonado.

Essas bonecas, justamente por serem colecionáveis, altamente customizáveis e mais caras, são um hobby para adultos, até porque as peças pequenas e a estrutura delicada não permitiria uma criança pequena brincar com segurança, e a própria boneca poderia não voltar ilesa dessa tarde de diversão. A própria caixa da boneca comenta isso:

"Appropriate for children over 15 years old", é um produto para maiores de 15 anos. E agora?

Essas bonecas podem ser tanto compradas nuas quanto em sets completos. Fora o guarda-roupa inteiro que pode ser imaginado, as Pullips também tem outras variações, como se fosse realmente uma família: o primeiro namorado da Pullip era um boneco articulável como ela, chamado Namu, mas logo foi descontinuado. Foi substituído pelo Taeyang, o namorado atual, que aparenta ter mais ou menos a mesma idade da Pullip. Dal é a irmã mais nova do Taeyang, e conta a história de que ela tem algo de inveja ou ciúmes da Pullip, e por isso sempre tem um beicinho - que convenhamos, é um charme.

Byul é a melhor amiga da Dal e tem algo especial por Isul, o irmão da Pullip. Dals e Byuls tem um corpo equivalente ao de uma menina mais nova, no início da adolescência, assim como Isul tem um corpo de adolescente mais novo que o Taeyang. Quatro desses modelos principais podem ser vistos na foto abaixo, com seus respectivos nomes. (Foto enviada para nós por facebook através de uma amiga bonequeira - muito obrigada!) A adição mais nova à família é a Yeolume, a filha que Pullip e Taeyang terão no futuro.

aviso: bonecas nuas!

Byul, Isul, Pullip e Taeyang. Reparem na diferença de corpos e de rostos!

A variedade de conjuntos faz com que elas agradem a muitos públicos diferentes: passando de modas "comuns" e femininas a pijamas de bichinho, do Fairy Kei (a Luly do Pastel Cubes fez uma review linda da Dal Dalcomi) a vampiros, trajes históricos e tudo o mais, várias colaborações (muitas vezes abreviadas como "collabs") entre marcas famosas aumentaram a popularidade dessas bonecas.

As collabs começaram com as bonecas baseadas nas personagens do anime e mangá Rozen Maiden (que são realmente bonecas na história, provavelmente ainda faremos um post só sobre esse anime), mas como fizeram muito sucesso, essas colaborações continuaram a acontecer com outros animes/mangás, para licenciar personagens como a Rei e a Asuka de Neon Genesis Evangelion e a Miku Hatsune do anime Vocaloid, e também com companhias como a Sanrio (para lançar a Hello Kitty e a My Melody) e a Disney (para lançar alguns personagens do filme Peter Pan, do filme Dumbo e do Pinóquio).

As collabs ainda incluem customizadores famosos de dolls como Mitsubachi@BabyBee, Silver Butterfly e Sheryl Designs, filmes da Audrey Hepburn (a Holly de "Bonequinha de Luxo" e a princesa Ann de "A Princesa e o Plebeu") e marcas japonesas como h.NAOTO, SunaUna, Angelic Pretty, Baby The Stars Shine Bright e Innocent World.

Nem precisamos dizer que as marcas lolita são nossas favoritas - algumas das dolls feitas em colaboração com a BABY apareceram já nesse post, mas existem várias outras. Collabs com a Angelic Pretty também não são poucos, e vários são feitos com réplicas em miniatura de vestidos que essa marca vende.

Além de todos esses visuais personalizados, ações simples como comprar roupinhas e trocar a peruca / o cabelo dessas dolls, temos ainda mais possibilidades de deixar a doll do jeitinho que queremos.

Selecionamos algumas fotos que amamos e que mostram bem a variedade de dolls e como podem ser customizadas de jeitos diferentes!

Pullip customizada com tema de cervo.

Collab entre Grove x Tokidoki x Sanrio (!)

Bonecos customizados para serem "cosplay" do mangá/anime Nana.

Bonecas Dal e Byul usando roupas da moda lolita.

"E se eu nunca peguei uma doll dessas no colo, como vou saber que tamanho isso tem só pelas fotos?" Bem, fotografamos o corpinho da Pullip ao lado de uma Barbie. Ambos são na escala 1/6, a diferença é que cabeça dessas bonecas coreanas usa a escala 1/3, criando o efeito 'cabeção' que acaba por deixar o visual tão diferente e atraente, também. Mas então, vamos à foto.

aviso: mais bonecas nuas

Diferença entre o corpinho stock (T4) de uma Pullip e uma Barbie recente, articulada (Dollhouse)

Claro que, comparada com essa Barbie articulada, esse corpo de Pullip (T4, o modelo produzido atualmente) só tem dois pares de articulação a mais: nos tornozelos e na parte superior dos bracinhos, mas isso já é o suficiente para dar mais mobilidade na hora de posar a boneca para fotos. Um corpo Obitsu {marca independente que faz corpos articulados para diversas bonecas customizáveis} teria mais articulações ainda, especialmente nos joelhos e cotovelos, e isso também daria mais possibilidades de pose, mas no final, isso depende do que você pretende fazer com a doll em termos de fotografia. Você pode ver comparações com outros modelos de Barbie e uma Susi nesse nosso post do tumblr.

E o que serve em quem?

Vários sites se dedicam a explicar quais roupas costumam ser compatíveis com as bonecas da Groove, e nós listamos alguns deles aqui no final desse post, e outros estão lá na nossa página de links. Mas falando um pouquinho de nossa própria experiência, as roupas de Barbies mais recentes - articuladas ou não, mas com o corpinho que tem umbigo {que não gira na cintura} - costumam servir ok em Pullip, com um pouquinho de folga na cintura e uma sobra mais evidente nos ombros e busto da boneca, mas é compatível. O oposto não é verdadeiro - se servir na Pullip de forma bem ajustada, vai ser pequeno demais para uma Barbie.

Quanto aos sapatos, mais uma felicidade: muitos deles podem ser trocados entre uma boneca e outra. Apesar de essas bonecas coreanas terem os pés "achatados" enquanto a Barbie parece estar sempre usando um sapato de salto imaginário, a articulação do tornozelo faz com que Pullips, Dals e Byuls possam subir nos saltinhos também. Mas atenção: não são todos os sapatos que servem dessa forma. Os que são mais altos na parte do tornozelo, ou que vão muito além do calcanhar, tem a tendência de não entrarem, não encaixarem ou ficarem completamente frouxos. Fizemos aqui algumas fotos para mostrar o que vimos:

sapatilha de material emborrachado de uma Barbie Fairytopia - serve sem problemas. Os sapatinhos caramelo costumam ser vendidos no ebay como sapatos para Blythe e servem super bem nas duas bonecas da foto.

Muitos sapatinhos de salto podem servir graças à articulação do tornozelo.

...mas não é o caso de sapatos como esse ou outros que subam para o tornozelo da boneca ou além.

E os de Susi que testamos... Bem, melhor nem comentar - tanto as sandálias quanto os chinelos ficaram soltos demais.

Escolhemos alguns sites, blogs, Tumblrs e álbuns do Flickr que mais nos chamaram a atenção. Todos eles são dedicados à Pullips (e outras dolls da Groove) ou tem muitas fotos bonitas ou matérias interessantes relacionadas ♪

  • Post do blog Just Lia sobre a Pullip Hello Kitty
  • Pullips and Junk, blog sobre Pullips e bonecas customizáveis no geral (em inglês)
  • We Heart Pullip, blog brasileiro cheio de reviews, fotos e perguntas-e-respostas sobre vários modelos de Pullip. Amamos!
  • Rinoninha, um flickr cheio de fotos encantadoras!
  • Chequem também a loja maravilhosa, cuja dona é a menina do flickr anterior
  • The Hollycopter, um blog cheio de fotografias sobre dolls variadas e brinquedos - especialmente coisas asiáticas bonitinhas (em inglês)
  • FAQ sobre Pullips criado pela própria Ars Gratia Artis (em inglês). aviso: é meio ruim de navegar nesse site.
  • Tutorial de como ajeitar cabelos de Pullip, mase aplica para qualquer boneca. É em inglês, mas é completamente ilustrado com fotos e explicações simples ♥. Uma versão mais detalhada, possivelmente para ajeitar perucas/cabelos em condições menos amigáveis, encontra-se aqui (em inglês)
  • O Big Head Girls é um blog interessante com reviews, criações, reformas e até histórias fotografadas (?) de dolls variadas, mas Pullips em especial. Não é atualizado desde 2011 (em inglês)
  • Grande lista do site RequiemArt sobre roupas de quais dolls servem em Pullips (em inglês, sem fotos)
  • Muitas fotos lindas no Flickr Hive Mind
  • Pin cheio de Pullips, Dals e companhia

Foi meio longo, mas queríamos mostrar por que essas bonecas tem sido mais e mais amadas por colecionadores ao redor do mundo. Achamos que esse estilo "cabeçudo" é uma graça, e querendo ou não, tendência e realidade para a maioria dos brinquedos disponíveis no mercado com público feminino e jovem.

É isso, esperamos que tenham gostado do post! ♥ Você teria uma boneca dessas?

...E é assim que nascem os bebês ;)

10 comentários:

  1. Adoreeeei o post, super completo! Obrigada por citar meu post ♡
    Vou dar um share na page =D!
    Chu~♡
    Luly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luly querida ♥
      seu post de review estava muito gracinha mesmo, não tinha como não mencionar quando falamos de Fairy Kei ^_^
      beijinhos!

      Excluir
  2. Ameeei o post!! Ficou super completinho e bem explicado!!

    A Masha ficou linda de cabelos rosa!! <3

    Meu sonho de consumo é ter uma pullip Rida pra chamar de Nana e o taeyang que não sei o nome da chamar de Ren (talvez eu transforme a Pandora em Nana, pra aproveitar a make!); e estou desejando loucamente toda a linha da Innocent World!!

    Pullip é que nem Lolita, quando começa tu quer tudooo!! XD

    Linda a roupinha de enfermeira!! <3 <3

    ~Athene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obirgada, Athene!
      Queríamos fazer o post mais completo o possível, mas que não fosse muito cansativo, será que não ficou muito longo? hahahaha

      Achamos um sonho poder usar uma doll para fazer cosplay de um personagem que se goste, assim como fizemos a nossa Masha ficar igual à enfermeira do blog.

      Não conhecemos a linha toda da IW (só a da AP, pra falar a verdade), mas temos certeza de que muita coisa é realmente linda! Fora a Tiphona, sabemos que existem kits de roupa (um casaco de inverno e uma sombrinha/parasol), e pesquisando agora vimos outras Pullips e Dals, todas tão lindas e detalhadas!
      É meio impossível não amar ♥

      obrigada de novo pelos elogios ;)

      Excluir
  3. Adorei este post, parabéns está super completo, me ajudou a entender melhor o mundo das Pullips, pretendo ter uma um dia!
    Parabéns também pelo seu projeto de recuperar bonecas, muito lindo isso! ♥
    Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, de coração!
      Esperamos que você possa ter uma Pullip bem do jeito que você quer em breve ♥♥

      Excluir
  4. Olá tudo bom? Gostaria de saber se você vende ítens ou se vende bonecas por encomenda e o preço, pois gostaria de comprar uma boneca da Hatsune Miku pra minha filha porém procurei por aí e não achei nenhuma articulada, apenas em sites internacionais que não confio e demoram muito pra chegar, aguardo resposta, obrigada e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lunna :)

      Raramente temos ítens à venda por nossa conta, e não costumamos fazer encomenda em sites estrangeiros justamente por conta da demora e das taxas (que quase sempre caem sobre brinquedos).
      Minha sugestão para encontrar uma Hatsune Miku articulada seria nesse grupo do facebook aqui: https://www.facebook.com/groups/832404046817533/
      Me lembro de ter visto justamente uma Pullip da Miku sendo vendida, é possível que inclusive tenha mais de uma à venda. Os grupos no fb costumam ser bem práticos porque costumam só ter itens que já estão no Brasil :)

      Obrigada pelos elogios, e quiser trocar uma ideia, é só mandar mensagem para enfermeira@dollhospital.com.br ♥

      Excluir
  5. OI !!! A ONDE COMPRAR ESTAS BONECAS E BONECOS COSPLAY DE MANGA E ANIME !!! OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! ♥
      Os melhores lugares pra se conseguir bonecas dessa são os grupos de venda no Facebook. Existem grupos por tipo de doll por isso recomendamos você procurar em grupos com o nome "Bonequeiros", "Pullip", "Blythe", coisas assim :)
      Em sites, só conhecemos o http://www.ichigo-toys.com.br/, que muitas conhecidas da Enfermeira já compraram e nunca tiveram problemas.

      Boa sorte para encontrar sua boneca dos sonhos ;)

      Excluir
Plugin de Posts Relacionados para WordPress, Blogger...