Olá!
Hoje vamos mostrar o processo de criação de um cenário, vem com a gente!
Muitas pessoas que tem bonecas gostam de ter um espacinho legal para fotografá-las. Claro, muitas vezes um fundo colorido já fica lindo - vocês já tentaram usar placas de E.V.A. com glitter? Essa é uma dica que a Luly do Pastel Cubes já nos deu e fizemos algumas vezes! Esse exemplo abaixo foi tirado na casa da nossa amiga GeeDolls alguns anos atrás:
O E.V.A. com glitter fica com esse efeito brilhante e desfocado, dando destaque pra miniatura ao centro!
Porém, outro tipo de espaço muito show para fotografar bonecas são dioramas ou cenários - ou seja, um mundinho ou casinha em miniatura na proporção certa para sua boneca ficar perfeita. As imagens a seguir foram retiradas da lojinha do Etsy de uma artesã argentina, a MoonchildSilverdream. Ela é absolutamente fantástica, uma inspiração!
Esse cenário mais raso, dentro de uma caixinha só, fica bom para bonecas 1/6 mas ainda melhor para bonecas menores. Clique na imagem para visitar o produto na loja.
Já esse cenário é maior: 35cm x 35 x 35cm, e aberto em cima. Com essas cores verdes, detalhes em madeira e tantos florais, fica numa estética meio cottagecore super fofa!
E essa cozinha fofíssima com PÃEZINHOS em miniatura?? 💖 As cores desse são super alegres!
Depois da inspiração, veio a ação ;) começamos com a base: uma caixa! A que pegamos veio com um conjunto de pratos. Os papéis de presente encontramos num bazar por 0,55€ cada.
A Enfermeira estava em dúvida se a caixa ia servir melhor para uma boneca 1/6 ou para uma Moranguinho. Bom, nada melhor que comparar os tamanhos nesse caso para tomar a melhor decisão:
Como a caixa era meio pequena na largura e muito profunda, não ia dar pra fazer um cenário como o primeiro que mostramos, então optamos por algo pra Moranguinho. Começamos usando os papéis de presente para criar um chão e paredes interessantes:
O mais comum que vimos em outros cenários é usar um floral bem miúdo nas paredes, e cores mais cinzentas ou de madeira para o chão. Como nós encontramos esses papéis de presente, tentamos seguir usando essas cores como base: rosa, branco, preto e cinza.
Por sorte, uma das embalagens que nós queríamos reciclar já era bem apropriada: uma caixinha de chocolates em papel preto ficou perfeita como estante. Daí começamos a montar nosso primeiro sofá usando papelão:
Já se parece um bocadinho com uma sala de estar!
PORÉM, o sofá se mostrou problemático: além do shape meio feioso e de ser meio molenga, quando tentamos cobrir com tinta branca, ele absorvia toda a tinta...e continuava com essa cor de papelão cru :( Claro, isso também é problema da tinta, mas fomos atrás de alguns tutoriais para fazer sofá e gostaríamos de compartilhar alguns com vocês:
- O sofá perfeito para a Lagoona
- O sofá marrom com o tecido mais clássico
- O sofá de Barbie mais rosa que você já viu
O que todos esses tutoriais de lindos sofás tem em comum? O uso de caixinhas já prontas (de sabonete, remédio, qualquer coisa) e tecido. Como nós estávamos sem tecidos grandes para cobrir as caixinhas, tivemos que improvisar com papel...
Nossos tecidos são quase todos pequenininhos, então tentamos usar eles de forma a deixar a casa mais "cheia": com almofadas e cortinas! Almofada é um negócio maravilhosamente fácil de fazer, você só precisa de um retângulo de tecido, dobrar com os lados de fora do tecido pra dentro, costurar 2 laterais, desvirar, colocar algum recheio na almofada e fechar a costura. Dá pra rechear com algodão, com manta acrílica ou mesmo com retalhinhos de outros tecidos que você tenha sobrando por aí!
Nossos improvisos resultaram nesse cenáriozinho aqui:
Ele não é nem de perto perfeito como os dos exemplos, mas serve principalmente para mostrar que é possível fazer fofuras dessas em casa com materiais improvisados!
Ter quadros nas paredes (além da janela com cortinas) também ajudou a preencher mais o ambiente.
O GameBoy genérico era uma caixinha de chiclete, que era temática de videogame mesmo.
Idealmente essa estante deveria ficar cheia de livros! Por enquanto colocamos essas miniaturas de Hello Kitty e outros gatinhos, mais uns "compacts de Polly Pocket" feitos à mão.
As miniaturas de comidinha que temos são de Sylvanian Families, e o bule de chá talvez seja de Barbie.
Como dá pra ver, as coisas não estão fixas no cenário - dá pra mudar os móveis de lugar quantas vezes quiser, e talvez eventualmente até fazer uma caminha para dormir, ou um sofá maior que caibam duas Moranguinhos por exemplo. Ter esse tipo de opção torna tudo muito mais versátil pra fotografar :)
Ainda tem muito a ser melhorado para interações futuras, mas por hoje é isso!
Além de mostrar o que fizemos, queríamos também compartilhar mais esse tutorial para fazer livros em miniatura para bonecas e também essa outra artista que faz dioramas super lindos: a Nerea Pozo! Se você puder indicar mais pessoas que façam cenários lindos assim, por favor deixe nos comentários que nós queremos ir adicionando nessa publicação :)
Beijinhos e até mais
Que adorável que ficou este cenário! Foi muito interessante acompanhar o processo nas fotos e ver o resultado maravilhoso. Parabéns! ❤❤❤
ResponderExcluirAi que amoooor ficou o cenário! Obrigada por me mencionar <3. E adorei as dicas de poder comprar em sites as peças mini para deixar o cenário mais rico, muito bom!
ResponderExcluir