23 de agosto de 2020

Bananinha e Maçãzinha

Hoje temos mais duas frutinhas adoráveis da Coleção Moranguinho!

bonecas Maçãzinha e Bananinha

Volta e meia a Enfermeira dá uma olhada no Mercado Livre e na OLX em busca de bonecas estilo Moranguinho usadas para restauro. Dessa vez uma amiga nos mandou um link avisando que uma das ofertas que a gente queria estava na promoção, então conseguimos duas dolls por um precinho super simpático! Olha como essas duas chegaram pra gente:

Bonecas Bananinha e Maçãzinha sujas aguardando restauração

Meio sujinhas e descalças, mas tendo o cabelo inteiro e as roupinhas originais já ajuda muito a ter um resultado final mais bonito!!

Sabemos que a Maçãzinha é de uma das primeiras "levas" de bonecas, lá de 1983, pois temos uma igual, mas ela está com a meia-calça trocada. Já a outra boneca, que é uma Bananinha de 1985 (confirmamos aqui no blog Ana Caldatto), está com uma calça/bombachinha super diferente que não reconhecemos. Para você ver, a Bananinha era assim:

bonecas Noivinha, Bananinha, Laranjinha e Pesseguinho na caixa

Foto do blog da Ana Caldatto

Enquanto limpamos as duas bonecas e encomendamos sapatinhos novos, pedimos ajuda para um grupo de colecionadores de bonecas moranguinho para nos ajudar a descobrir de onde era aquela calça de boneca, que não parecia se encaixar em nada dos catálogos que vimos. A Bananinha e a Maçãzinha aproveitaram um pouco para se divertir e se cuidar no nosso hospitalzinho de bonecas:

Bonecas Bananinha e Maçãzinha no Doll Hospital aguardando novas roupinhas

Uma das colecionadoras nos deu a dica: as bonecas da série Arco-Íris tem saias mais longas e calções com rendinhas na barra, como essa, ao invés de meias listradas! A foto é meio difícil de ver mas está la:

Boneca Pesseguinho Arco-Íris

Quando a colecionadora nos mostrou essa foto, vimos que era do blog Strawberry Shortcake Doll, e descobrimos muito material bacana por lá ♡ Tem foto de praticamente tooooodas as coleções dessas bonecas no Brasil, mais algumas curiosidades sobre as versões americanas. Uma coisa que nos chamou muito a atenção foi uma cópia digital (scan) de um livro feito por um fã, com fotos de muitos modelos de moranguinhos e preços, para servir como um guia de colecionador. Confira essa publicação aqui!

Cuidamos para refazer a maçã na roupa da Maçãzinha e um novo chapéu para ela, assim como meia-calça e sapatos também. A Bananinha basicamente só precisou de sapatos e algum acessório no cabelo. Elas ainda tem o cheirinho bem fraquinho! Querem ver como ficaram as duas lindinhas?

Bonecas Bananinha e Maçãzinha depois do restauro

A Maçãzinha teve os cabelos presos nas laterais pra ajudar no penteado! A roupa agora fecha atrás com velcro. Já o chapéu, que ficava solto no original, está preso nessa bonequinha através de dois alfinetes.

Boneca Maçãzinha depois do restauro

Definitivamente ele foi a parte mais difícil de fazer!

chapéu da boneca Maçãzinha feito à mão

Já na Bananinha, se você reparar com cuidado, vai ver que ela tem um "desvio" de cor nos olhos - a parte azul do olho esquerdo foi pintada mais para baixo do que a outra, provavelmente um erro de impressão na fábrica. Preferimos não mexer nisso, talvez um dia a gente apague o rostinho e repinte com cuidado, mas ela é tão bonitinha e rara que preferimos não interferir nisso.

Boneca Bananinha depois do restauro

A boneca Bananinha está como parte permanente da nossa coleção, e a Maçãzinha está à venda por R$85 reais, basta entrar em contato com a Enfermeira ❤ Aceitamos trocas também!

Bonecas Bananinha e Maçãzinha depois do restauro

A calça de Pesseguinho perdida irá ficar aqui por enquanto, pode servir de pijaminha, ser trocada com alguém ou aguardar uma nova boneca, ainda não sabemos! Se quiser propor uma troca, é só chamar a Enfermeira!

Enquanto pesquisávamos, encontramos esse post muito adorável com uma lista de brinquedos antigos que uma moça disse que gostaria de ter guardado para passar para a próxima geração: 20 brinquedos dos anos 80 que gostaria de ter guardado para minha filha. Que tal?

Por hoje era só! Beijinhos e até logo ♡

1. Oi, enfermeira! Tudo bem ?
    Fofas demais, né ? Não tem como resistir a essas cheirosas.
    Quem faz os sapatinhos para vocês ?
    Beijos e boa semana.

2. Olá, boa tarde! Gostaria de um e-mail a respeito de uma restauração para um castelo do Magic Kingdom da minha infância. Moro no Rio de Janeiro, é possível eu te enviar? Obrigada!