19 outubro 2019

Quero começar a colecionar bonecas diferentes, como faço?

Olá!

Hoje queremos falar um pouco sobre coleções - tanto de bonecas antigas quanto de bonecas novas!

colecionando bonecas

Para quem só descobriu agora o mundo das bonecas, ou relembrou que ele existe depois de muito tempo, sabemos que a vontade de ter algumas bonecas começa a crescer dentro do nosso peito e às vezes isso nos deixa dias inteiros pensando nelas, hehehe. Porém, nem todas as coisas são fáceis de se conseguir - muitas vezes porque os brinquedos desejados são caros ou já saíram de linha, o que os torna quase impossíveis de se encontrar nas lojas. Ou são vendidos em outros países que não o nosso. Mesmo dentro do mercado online, em grupos de venda ou sites de segunda mão (como mercado livre, olx e ebay) a procura não é uma tarefa fácil... E o que a gente faz quando só viu a boneca e nem sabe o nome?

Por conta disso nós do Doll Hospital pensamos em fazer um pequeno guia de como cuidar de sua coleção de brinquedos e bonecas. São algumas dicas básicas, que podem ajudar você na sua jornada - especialmente se sua coleção não forem de itens muito comuns nas lojas de brinquedo, como no caso de uma "moda" ou "febre" que já tenha passado.

1) Tente saber o máximo de informações sobre os itens que você deseja comprar, como nomes usados para chamar esse brinquedo, marca, fabricante e época de fabricação, preço original, preço atual (no mercado de usados)... Pesquisa é sempre bom e nunca faz mal! DICA: é bem comum ter mais informações em inglês sobre brinquedos/bonecas do que em português. Nessas horas é bom ter o Google Tradutor aberto para ajudar nas pesquisas.

2) Procure encontrar grupos de pessoas que colecionam as mesmas coisas. Além de ter pessoas com interesses em comum para conversar e trocar ideias, você terá acesso a mais informações específicas sobre os itens que está procurando. Por exemplo, é muito mais fácil descobrir o nome de um Ursinho Carinhoso antigo ou um nome de molde de rosto de Barbie com outros colecionadores do que com pesquisas no Google. Além dos grupos no Facebook, pode ser que você encontra bons grupos no Flickr (especialmente para bonecas Blythe!) e em fóruns.

3) Caso sua coleção seja de bonecas, procure stands / suportes para vender. Algumas bonecas já vem com esses suportes, como as primeiras Ever After High, Monster High, as Blythes originais e as da família Pullip. Você pode encontrar stands baratinhos no Aliexpress, no MercadoLivre ou em grupos de venda, e eles serão úteis para manter suas bonecas em pé. Se suas bonecas não forem de tamanho comum (escala 1/6, estilo Barbie, Blythe, Pullip e Monster High), talvez você possa utilizar um tutorial para fazer um suporte do tamanho que você precisa. Aqui tem um de "stand invisível" (em português), aqui tem um de stand entre as pernas (em inglês).

Lembre-se que você não é "menos fã" de uma coisa só porque não tem uma coleção grande. Coleções levam tempo, especialmente se são itens caros, ou raros, ou antigos, ou pouco comuns.

miniaturas MUITO PEQUENAS em escala 1/144

foto de MUFFA miniatures no flickr

Para finalizar, aqui segue um guia ultra rápido de principais marcas de bonecas que são colecionadas atualmente, junto com o local de onde elas vêm e alguns links úteis

AS BONECAS QUE PARECEM BARBIE:

bonecas estilo Barbie

Lembrando que de 1982 até 1996 a Estrela fabricou a Barbie no Brasil! Aliás, sobre Barbies, elas tem beeem mais tipos diferentes de rosto do que os mencionados aqui! Essa matéria do DailyMail é bem mais completa, se você quiser se aprofundar e ver mais fotos. Ah, o termo Silkstone é utilizado também para as bonecas Barbies atuais feitas para se parecerem com as antigas da década de 60!

AS BONECAS QUE PARECEM SUSI:

bonecas estilo Susi
  • Sindy (1954-1979) - Pedigree Toys (Inglesa), depois Hasbro (a partir dos anos 80)
  • Susi antiga (1960-1982) - Estrela
  • Susi padrão (anos 90/2000) - Estrela
  • Susi moderna (2009) - Estrela

Foi a Sindy, com seus olhos pintados e corpo mais atlético e ativo do que a Barbie dos anos 60, que inspirou a Estrela a fazer a primeira Susi com olhos pintados, praticamente na mesma época. Mas a Susi aqui é mais famosa pelos olhos de acrílico, e pela rivalidade Susi x Barbie no final dos anos 90 ;)

AS BONECAS CABEÇUDAS:

Bonecas cabeçudas tipo Blythe e Pullip
  • Blythe, Middie Blythe, Petite Blythe - Takara (japonesa)
  • Pullip - Groove/Cheonsang Cheonha (coreana)
  • Dal - Groove/Cheonsang Cheonha (coreana)
  • Taeyang - Groove/Cheonsang Cheonha (coreana)

Não está nas fotos, mas a linha Groove tem mais duas bonecas na linha da Pullip/Dal, que são a Byul (mais bochechudinha) e a Yeolume, bochechuda e baixinha. Tem também o Isul, que é como um Taeyang mas com o rosto e corpo mais adolescente, uma diferença parecida com a da Pullip pra Dal. Comparando agora fica fácil de ver que elas são bem diferentes das famosas Blythe! Ainda parecidas com essas dolls, daria para incluir a não tão conhecida Tangkou, uma versão mais magrela da Pullip, produzida por outra empresa. Nessa review você pode ver mais fotos da Tangkou!

Ah, tem mais! Existem versões fakes da Blythe, chamadas de TBL ou Icy Doll, são facilmente encontradas no Aliexpress. Muitas das Blythes que vemos customizadas na internet começaram como bonecas TBL.

AS BONECAS ESTILO MONSTER:

Bonecas estilo Monster High
  • Monster High - Mattel (americana)
  • Ever After High - Mattel (americana)
  • Descendants - Hasbro (americana)
  • Pixy Punks - Estrela (licenciada de uma marca chinesa)

As Monster High, que estouraram demaaaaais lá em 2010 quando foram criadas, superaram pela primeira vez a hegemonia da Barbie. Muitas linhas de bonecas tentaram surfar nessa onda, fazendo mais meninas "alternativas" do que barbiezinhas patricinhas (perceberam a alfinetada? hahaha). As bonecas Ever After High começaram como um spin off da linha Monster High, e a linha Descendants/Descendentes da Disney foi uma resposta à essas bonecas - o que levou ao fim da produção dessas incríveis dolls diferentonas da Mattel :(

A linha Pixy Punks foi um exemplo que aconteceu no Brasil: As marcas chinesas fizeram MH falsas, claro, mas essa linha que a Estrela trouxe pra cá era uma tentativa de ser mais convincente e era uma opção bem baratinha nas lojas para quem queria uma boneca mais dark. Esse blog aqui fez uma review bem completa sobre as Pixy Punks (em inglês, mas cheio de fotos).

AS BONECAS ORIENTAIS:

Bonecas orientais fofas
  • Licca - Takara (japonesa)
  • Jenny - Takara (japonesa)
  • Ddung - ??? (coreana)
  • Midori - ??? (chinesa)

A Licca e a Jenny são as bonecas mais famosas dessa lista, produzidas pela japonesa Takara, a mesma das Blythes atuais. Os corpinhos não são super articulados mas os braços e as pernas são emborrachados, permitindo vários tipos de pose. A Ddung é uma mini bonequinha coreana que apareceu muito no Brasil como chaveirinhos no camelô, o que é bem curioso! A original é bem gordunchinha de corpo, enquanto as fakes são magrinhas. O blog K-pop Café fez uma review bem completa sobre curiosidades dessa boneca. Ela tem o tamanho próximo de uma Kelly/Melissinha.

Já as Midori foram bonecas que apareceram brevemente à venda nas lojas americanas, importadas pela Brink+, e rapidamente conquistaram fãs com seu rostinho estilo anime. Hoje em dia estão valendo bem mais que o original no mercado de segunda mão, estão inclusive mais caras no Aliexpress do que custavam originalmente no Brasil! o DollyBoom fez um post super completinho sobre essas bonecas adoráveis.

AS ESTILO MORANGUINHO:

bonecas estilo moranguinho
  • Moranguinhos originais - Kenner (americana)
  • Moranguinhos Sleepy Eyes / Sleeper - Kenner (americana)
  • Moranguinho anos 80 - Estrela (brasileira)
  • Moranguinho anos 2000 - Estrela/Bandai (brasileira)
  • Maluketes da Eliana - Estrela (brasileira)
  • Brigaderia - Estrela (brasileira)

As Moranguinho foram originalmente lançadas pela Kenner (mesma inventora original das Blythes!) e tinham mãozinhas espalmadas. Pouco depois fizeram versões que os olhinhos fechavam quando a boneca deitava (sleeper), algo que não acontecia nas bonecas fabricadas pela Estrela aqui nos anos 80. Nos anos 2000 houve um breve retorno da Moranguinho com o estilo de roupa e olhos parecidos com os lançados pela Bandai no Japão, mas produzidos sob licença da Estrela.

Pouco antes disso apareceram brevemente as Maluketes, quando a Eliana ainda fazia sucesso como apresentadora infantil, e a linha Brigaderia foi lançada no final dos anos 2000 como uma coleção no mesmo molde das morangos, porém com adoráveis cores alienígenas (Monster High mandou um abraço!).

Claro que existem muuuitos outros tipos de bonecas por ai, mas estamos mostrando algumas das mais comuns para pessoas que ainda não estão acostumadas com esse meio de colecionador. Por hoje é só!

Quais são os brinquedos que você gostaria de colecionar, ou que já coleciona? Diga pra gente nos comentários ♥ Até mais!

4 comentários:

  1. Oi, enfermeira!
    Que post legal, gostei bastante!
    Colecionar bonecas é a minha alegria e perdição kkkk
    Abraço grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colecionar bonecas é uma alegria mesmo! E dá pra se perder com tanta lindeza ♥ beijinhos!

      Excluir
  2. Olá bom dia...preciso de sua ajuda, por favor...me vende uma bonequinha sleepy 😭😭😭 ajude essa criança grande a realizar esse sonho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Nós adoraríamos vender uma bonequinha dessas, mas não temos nenhuma no momento!
      Já tentou olhar nos grupos de colecionadores de boneca no Facebook?

      beijinhos e boa sorte na sua procura!

      Excluir
Plugin de Posts Relacionados para WordPress, Blogger...