17 julho 2018

Tutorial: Acessórios e roupinhas simples para bonecas 1/6 (fácil)

Olá!

Hoje temos uma série de pequenos tutoriais - são todos roupinhas e acessórios fáceis de fazer para suas bonecas em escala 1/6, ou seja, a mesma usada para a maioria das fashion dolls, como Barbies, Blythes, Pullips, Monster High, Ever After High, Licca, Liv Doll, Momoko, Susi, entre várias outras.

Menina bordando a palavra Doll

Imagem do Pinterest

Pensamos em escrever esse post justamente para que quem coleciona bonecas e gosta de trocar suas roupinhas, seja só para se divertir ou para criar um personagem, possa fazer pelo menos as roupas mais simples com facilidade. Todas as ideias listadas aqui foram previamente testadas por nós, as fotos também são nossas ;)

Moletom de Meia

Recebemos a dica de uma amiga, depois fomos na internet e vimos os tutoriais do MyFroggyStuff e do Channel Pullip. Achamos fofo como os dois tutoriais fazem coisas tão parecidas, mas de jeitos tão diferentes. Use uma meia de bebê para um moletom justinho, ou meias maiores para moletons mais folgados.

Você precisa de: uma meia, tesoura, linha e agulha

  1. O cano/barrinha superior da meia será a gola do moletom/suéter. Corte a parte inferior da meia, de forma que a altura da peça cortada seja a altura final do moletom. Esse é o "corpo" da peça

  2. Corte um círculo em cada lateral do "corpo"- as mangas vão ser costuradas nesses buracos!

  3. Corte as mangas em um pedaço restante da meia: dois retângulos com o comprimento dos braços + largura o suficiente pra dar a volta no bracinho

  4. Costure as mangas nos "buracos" do corpinho

E fim!

roupinha de meia

O bacana de se trabalhar com meias e outros tipos de malhas assim é justamente que esses materiais não desfiam. Assim, se você só fizer uma costura simples bem firme, não tem risco de desfiar ou estragar quando você for colocar ou tirar a roupinha de seu boneco. E o legal de usar meias é que, além de ser algo que você já pode ter em casa, é mais fácil de conseguir com estampas diferentes, o que dá mais personalidade para a roupinha de sua boneca.

moletons de meia para bonecas

Fizemos um moletom de meia de bebê (a com estampa de alpaca) e um moletom folgado com meia tamanho adulto/padrão (a amarela).

Algodão-doce cenográfico

Você precisa de: uma bola de algodão, palito de churrasquinho cortado, plástico transparente e arame OU fita

  1. Coloque parte do palito de churrasquinho dentro da bola de algodão. Pode usar um pouquinho de cola, caso deseje.

  2. Coloque essa montagem dentro do plástico transparente. Ele funciona melhor se for um saquinho, como os de bijouteria ou daqueles que vem nas lojinhas de aviamentos quando você compra coisas pequenas.

  3. Feche o saquinho ao redor do algodão usando o arame (pode ser daqueles quem vem em saquinhos de pão) ou uma fitinha de cetim

  4. Corte as pontas das fitas ou do arame para ficar proporcional, e corte também o palitinho de churrasco para que ele fique do tamanho ideal para sua boneca

E fim!

algodão doce para boneca

Você pode usar bolas de algodão coloridas para ficar mais interessante, ou fechar com fitinhas de cores diferentes fazendo laços para ficar ainda mais fofo.

Saia rodada com cintura de fita

Você precisa de: Fita de cetim, alfinete de segurança (joaninha), linha, agulha e um tecido estampado do seu gosto.

  1. Pegue o tecido e veja a altura que você quer a saia para sua boneca. Geralmente 10cm fica ótimo para bonecas estilo Barbie, Pullip e Licca. Coloque uma margem de 2cm a mais!

  2. Corte no tecido uma tira bem comprida com 10cm de altura. A tira deve ter uns 30cm de comprimento, para a saia ficar bem rodadas.

  3. Dobre uma das partes longas bem fina e costure uma bainhazinha. Essa vai ser a barra da saia. Você pode costurar renda ou outro acabamento aqui, se quiser.

  4. Dobre a outra parte longa fazendo uma barrinha bem mais larga. Esse vai ser o cós da saia, por onde a fita vai passar.

  5. Coloque uma joaninha/alfinete de segurança na ponta da fita. Passe essa joaninha pelo cós da saia que você acabou de fazer.

  6. Tire a joaninha da fita e certifique que a fita é mais comprida do que a largura da saia.

  7. Dobre a saia na metade, juntando o lado direito com o lado direito. As duas laterais da saia devem se encostar.

  8. Feche a lateral da saia costurando, e deixe apenas a parte da fita/cós sem costurar.

  9. Desvire a saia e coloque na sua boneca. Está bem folgada, certo? Agora, puxe as duas pontas da fita até franzir a saia e ajuste na sua boneca. Feche as duas pontas da fita fazendo um laço.

E fim!

tira de tecido dobrada para mostrar como fazer a saia
saia franzida de boneca pronta

Além de elaborar os pequenos tutoriais semana passada, também recebemos mais alguns brinquedos para doação. Já estamos enviando alguns deles para uma ONG aqui em Porto Alegre, junto com alguns alimentos não perecíveis.

Ficamos sabendo da necessidade desse local através desse post no facebook, quem for da região e quiser ajudar também, temos certeza que estará fazendo uma ótima ação!

Esperamos que vocês tenham gostado! Até logo mais~

2 comentários:

  1. Vocês salvaram minha vida *---*
    Há tempos procuro tutoriais em português para minha doll que sejam rápidos e fáceis. Obrigada!
    Beijinhos ♥
    https://cha-e-manju.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Shima-chan!
      Fico feliz que você tenha gostado ♥ estamos pensando em fazer mais posts assim de tutoriais rapidinhos!
      beijinhos e obrigada pelo comentário :3

      Excluir
Plugin de Posts Relacionados para WordPress, Blogger...