10 agosto 2017

10 brinquedos dos anos 90 que fizeram sucesso no Brasil

Olá!

Para dar continuidade ao post de brinquedos favoritos dos 80, fizemos algo para a geração que veio logo depois: os anos 1990. Será que você vai encontrar os seus brinquedos aqui?

brinquedos dos anos 90

Separamos as bonecas e brinquedos que foram lançados nos 90s que foram febre na época. Os brinquedos que entraram na nossa seleção de anos 80 não serão repetidos, e o mesmo vale para jogos de tabuleiro e mesa como dominó, moinho, war, banco imobiliário, bolas de gude, pião e bonecas de papel, já que são brinquedos tanto de antes dos 90 e 80 quanto de depois dessas épocas :)

  1. Tamagotchi

    Sejam os tamagochis verdadeiros, pequenos videogames ultra simples trazidos do Japão, ou a versão baratinha de camelô, esse brinquedinho era basicamente um bichinho virtual, no qual você devia alimentar, brincar e limpar o seu pet. Muita gente lembra de ter sido repreendida por tentar alimentar o bichinho no meio da aula, ou de acordar no meio da noite pra cuidar da pequena criatura - afinal, nada era mais frustrante do que passar semanas cuidado para o Tamagotchi morrer no final! Imagem do blog Garotas Geeks.


  2. Brinquedos da Eliana

    raspadinha da Eliana

    Na época que a apresentadora do programa infantil Bom Dia & Cia teve mais sucesso, inventaram toda a sorte de brinquedos com a imagem dela, principalmente utilidades domésticas interessantes, como sorveteira, máquina de raspadinha, maquininha de tricô, fábrica de chocolate... Tudo funcionando de verdade e bem cor-de-rosa, é claro. Não eram brinquedos baratos, mas se você teve a sorte de ter, deve ter recebido a inveja das amiguinhas ;D Imagem do Buzzfeed.


  3. Sailor Moon

    bonecas Sailor Moon anos 90

    Como o anime estreou no Brasil em 93 ou 94, junto com ele surgiu todo o tipo de brinquedo baseado na Guerreira da Lua e as outras Sailors. Além das bonecas estilo barbie (com roupas, cabelos e rostos bem engraçados às vezes), tínhamos também o cetro lunar e vários outros apetrechos mágicos. As versões de camelô eram especialmente boas, inventando sailors novas sempre que possível. (alguém tem foto??? adoraríamos publicar aqui!) Já consertamos alguns itens mágicos aqui no blog, e essa boneca Serena/Usagi Tsukino. Imagem dessa loja no Esty. (Sim, elas estão à venda!)


  4. Minigame

    brinquedo Mini Game

    Super nintendo? Game boy? Play Station? POLYSTATION? Para muitos de nós, o primeiro videogame foi esse console de mão piratex, comprado no camelô mais próximo. Além do Tetris e um jogo de corrida de carrinhos, praticamente todos os outros "jogos" anunciados eram variações dos mesmos. Imagem do site extraimagens.


  5. Susi

    Boneca Susi edição 500 anos

    Queridinha das meninas brasileiras desde os anos 70, a Estrela teve que parar de fabricar essas boneca quando assumiu a produção da Barbie no Brasil, nos anos 80. Com a reabertura do mercado brasileiro, a Mattel decidiu trazer a Barbie por contra própria e a Estrela relançou a Susi em 1997 ♥ Nessa época, Barbie x Susi era uma discussão infindável, assim como Coca-Cola x Pepsi. Até 2006 a Susi teve versões clássicas como a de aeromoça, as especiais do grupo É O Tchan, versão de 500 anos do nosso país, uma versão articulada para representar a Daiane dos Santos, nossa ginasta olímpica que estava explodindo na época... Honestamente amamos essa fase da Susi mais do que qualquer outra. Imagem do site Museu Histórico Nacional.


  6. Tazo

    coleção de Tazos

    Quantos pacotes de salgadinho você comeu até conseguir os tazos que queria? Além de vir com personagens que todo mundo gostava (incluindo Looney Tunes e POKEMÓNS), os tazos podiam ser "jogados" como figurinhas, mas também podiam servir para mini batalhas (?). Depois chegaram os Super Tazos / Master Tazos, que eram de plástico duro, e os Tazos que VOAVAM, porque tinham pequenos recortes e podiam servir de apoio para esculturas ou para serem arremessados mesmo. Imagem do site Marmota Nerd. Eles tem um artigo super completo sobre tazos!


  7. Kinder ovo

    Miniaturas Kinder Ovo

    Você sente mais saudades do sabor do chocolate (ao leite por fora, branco por dentro), dos brindezinhos ou de como ele custava menos que R$1,50 quando veio pro Brasil? A emoção era abrir aquela bolhazinha de plástico que vinha dentro do delicioso chocolatinho e descobrir uma miniatura incrível pra montar ou colecionar... ou se decepcionar quando vinha um quebra cabeça! Algumas coleções de brinquedos foram especialmente desejadas, como a de hipopótamos, os fantasminhas que brilhavam no escuro ou a dos leões, que mostramos aqui. Imagem do blog Café com Galo. Atualmente, um único Kinder Ovo vende por mais de R$6.


  8. Bate-bate

    Bate-bate, Bat beg, bolimbolacho

    Você acha que só os fidget/spinners de agora são brinquedinhos que podem machucar as mãos de quem está se divertindo? Os Bate-bate, ou bat-beg (depende de onde você mora) eram verdadeiros assassinos dos pulsos e dos dedos, tanto que no final dos anos 80 meio que proibiram a venda do brinquedo.... o que meio que não adiantou, pois ele continuou muito popular entre crianças e adolescentes. A brincadeira consistia em movimentar as bolinhas, fazendo elas baterem uma na outra, darem uma volta 180° e baterem novamente. Mas como era difícil e as bolinhas acabavam batendo nos dedos ou nos pulsos, as crianças acabavam com machucados roxos. Hoje em dia as bolinhas são feitas de material mais leve, então machuca menos quando a brincadeira dá errado. Imagem encontrada neste tweet.


  9. Gelouco

    Geloucos da Coca Cola

    OK, a gente nunca entendeu realmente pra que serviam essas miniaturas muito loucas que vinham em uma promoção da Coca-Cola na época. Mas isso não foi problema para as crianças, que faziam altas coleções desses monstrinhos, trocavam e inventavam suas próprias brincadeiras estranhas com eles. Alguns desses geloucos tinham materiais especiais, como plástico transparente/translúcido, glitter ou mesmo brilhavam no escuro! Encontramos essa coleção da foto no blog BFF.


  10. Cavaleiros do Zodíaco

    Bonequinho Cavaleiros do Zodíaco

    O desenho "Cavaleiros do Zodíaco" fez muito sucesso no Brasil, quando passava na TV Pampa, e teve várias temporadas. Os bonequinhos guerreiros mais desejados na época foram essas edições com os bonequinhos de plástico e armadura de metal, removível, coisa mais preciosa! Imagem do Cavaleiro de Marte (na caixa!) desse anúncio no Mercadolivre.


BÔNUS: Polly Pocket

Miniaturas Polly Pocket anos 90

Essas bonequinhas com menos de 2cm de altura vinham em pequenos estojinhos que pareciam de maquiagem, criadas para um mundo de miniaturas que cabia no seu bolso (pocket = bolso). Talvez não tenha sido o brinquedo mais acessível no Brasil (por motivos de preço e pouca propaganda?) mas definitivamente merece uma menção honrosa, por ser ao mesmo tempo algo moderno (é tão mini!) e nostálgico que marcou a época. Ainda queremos publicar alguns posts dedicados só a essas miniaturas! Imagem do blog Drusillah's Musings. Uma blogueira portuguesa fez um texto bem bacana sobre três brinquedos que tiveram grandes evoluções: Polly Pocket, My Little Pony e Littlest Pet Shop.

É isso por hoje! Foi uma lista longa, nos deu uma saudade, uma coisa tão boa!

Quais foram os brinquedos da década de 90 que mais você se lembra? Faltou algum na lista? De quais você sente mais saudade? Deixe seus comentários abaixo, e até o próximo post! ♥

8 comentários:

  1. adorei o post! Super informativo e completo, morro de saudades dos meus brinquedos, eu tinha tantos legais...eu adorava meus Snoopy, meu computador o Pense Bem e os lápis de cor da Jem and the Holograms ;~; e claro, minhas Barbies lindas!
    ;*** amadaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luly!
      Nossa, o Pense Bem bem que poderia ter entrado para essa lista né! Não fazia ideia de que a Jem chegou a ter uma linha de lápis de cor, aposto que deviam ser super amorzinhos! ♥♥

      beijinhos, amadinha!!

      Excluir
  2. que saudades do Tamagochi!! xD e eu tinha muitos MUITOS tazos. hahahahah
    Essas polly pockets eram lindas! morria de vontade de ter uma dessas x3

    ResponderExcluir
  3. Ahhh nem me fala! Tamagochi era muito amor, amava quando eles pediam carinho e comida, e o barulhinho do joguinho "morrendo" ou resetando era de partir o coração né ;___; hahaha
    Queria ter como colecionar mesmo essas pollys e outras miniaturas fofas da época, mas é difícil achar para vender aqui no Brasil!

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. aaaaa eu tinha uma Susi <3
    Na verdade tive vários desses, mas a Susi era um problema, porque eu fazia roupas pra ela e nunca passavam pela cabeça hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahaha porque a Susi tinha um baita cabeção bem maior que a Barbie né?
      saudades dessa época ♥

      Excluir
  5. Nossa vários desses brinquedos fizeram minha infância mais feliz! Que saudade daquela época!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma saudade boa, né? Também não sei decidir o brinquedo favorito ♥

      Excluir
Plugin de Posts Relacionados para WordPress, Blogger...