19 abril 2016

Marionete - o Paladino Siciliano

Olá!

Hoje temos um paciente diferente: uma marionete italiana!

Opera dei Pupi, imagem daqui

Recebemos esse curioso bonequinho articulado de um querido leitor. As fotos não fazem justiça, é uma marionete linda com um pouquinho mais de 30cm de altura e armadura de metal trabalhado à mão.

http://dollhospitalproject.tumblr.com/post/142267372934
Na etiqueta diz "Paladini Siciliani - Sarraceno".

O boneco passou muito tempo numa estante, a princípio o estado dele está ok, somente um meio "despenteado" e sujinho de poeira. Foi só virá-lo para fotografar que percebemos algo pior: mofo.

http://dollhospitalproject.tumblr.com/post/142267077714

Talvez a foto não mostre muito bem, mas além de a capa estar meio fora do lugar, ela estava cheia de pontos brancos de mofo. O cheiro desse boneco estava um pouco preocupante. A solução para isso era uma só, longa e demorada.

imagem da wikipedia

Sabe aqueles saquinhos e pacotinhos estranhos que às vezes acompanham bolsas, caixas e alguns presentes? Pegamos alguns desses pacotinhos de Sílica Gel, que absorve a umidade, e deixamos colocamos junto com o boneco. Enrolamos tudo em um pouco de TNT, para protege da poeira e mesmo assim deixar "pegar um ar", sem deixar úmido ou empoeirado.

O paladino Sarraceno ficou cerca de seis meses (!) paradinho para perder sua umidade, mofo e cheiro ruim. Enquanto isso, pesquisamos um pouco sobre a origem dessa marionete tão curiosa.

Os personagens chamados de Paladinos Sicilianos vêm da Opera dei Pupi, ou Ópera dos Bonecos, que é um teatro de marionetes tradicional na Itália, especialmente na Sicília. Costuma ser uma atração mais representada para turistas, hoje em dia, por ser histórica.

As histórias contadas na Ópera dos Bonecos giram ao redor de temais medievais, como Carlos Magno e seus paladinos, em batalhas pela Europa ou conquistando Jerusalém.

É, o Doll Hospital também dá aulas de história, hahahaha ♥

Depois de limpinho, escovado e sem o mofo, a vontade de manipular a pequena marionete e simular posições de espada e escudo foi meio irresistível. Tiramos uma porção de fotos, aqui estão apenas algumas delas:

http://dollhospitalproject.tumblr.com/post/142921634149
Mostrando a armadura completa, lustrosa
http://dollhospitalproject.tumblr.com/post/142921357574
Essa foi uma das fotos mais difíceis de fazer!
http://dollhospitalproject.tumblr.com/post/142847802284/restored-marionette-puppet
Chega de fotos, por mais que a gente tenha se empolgado ♥

O Paladino acabou de voltar para casa de seu dono, esperamos que ele tenha gostado do resultado! Nosso Hospital de Bonecas volta logo com uma pacientezinha que está chegando de São Paulo, um tutorial e mais brinquedos para doação.

Até mais!

2 comentários:

  1. Woow, geralmente eu tenho meio que medinho de marionetes, mas acho que mais daqueles de ventríloquo...
    Muito legal a história desse boneco, e que demorado o processo, mas ficou muito legal!!

    ~Athene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma pena ter demorado tanto tempo, mas acho que assim o mofo não volta ♥

      A enfermeira também sempre teve um pouco de medo desses bonecos de ventríloquo, mas marionetes assim ainda estão na categoria de "brinquedos-não-malvados", hahaha

      beijos! ♥

      Excluir
Plugin de Posts Relacionados para WordPress, Blogger...