21 de dezembro de 2015

Gui-Gui da Estrela

Olá!

Recebemos uma linda e risonha paciente da Estrela para restaurar.

ilustração - boneca Gui Gui

Recebemos de uma leitora essa boneca. É uma Gui-gui da Estrela, provavelmente da década de 80. Olhe como ela chegou até nós:

Boneca Gui-gui quebrada
fotos tiradas pela dona da boneca

Boneca Gui-gui quebrada
Parece que está ok?

Boneca Gui-gui quebrada
Não, ela está quebrada e vesguinha!

A leitora nos contou que essa Gui-gui já tinha ido para um outro hospital de brinquedos antes, mas que, além de voltar SEM o conserto necessário, ainda pegaram as roupas originais dela :((( Gostaríamos de saber o nome desse local para NÃO INDICAR. Entendemos que nem tudo tem conserto e que nem sempre nós saberemos como reparar certos desgastes, mas a gente avisa o cliente, né. E roubar roupinhas foi o fim da picada.

Enfim. Pesquisando um pouco sobre o modelo dessa boneca, a própria dona nos avisou que havia visto a foto de como ela era no blog Bonecas Antigas:

Uma linda blusa vermelha com detalhes na gola e uma saia xadrez para refazer. Ao menos a boneca manteve os sapatos originais, porque isso sim seria impossível de recriar.

Um pouco mais sobre a boneca Gui-gui

a boneca Gui-Gui é a versão brasileira da americana Giggles, feita pela Ideal Doll. O nome, que significa "risadas" ou "risadinhas" tem a ver com o rostinho sapeca dessa doll, além do mecanismo de "risada" que a boneca tiva quando alguém mexe nos bracinhos dela. Foi trazida ao Brasil pela Estrela em 1967.

A boneca Gui-gui foi sucesso imediato, e cada ano, as bonecas são diferentes umas das outras, e retratam um bocado de como era a moda na época! Muitas dessas versões já foram restauradas pelo talentoso Alexandre Signorini em seu blog, sob a categoria Gui-gui. São realmente umas gracinhas, que inclinam a cabecinha, mexem os olhos e riem.

E sério, elas riem mesmo! Basta mexer os bracinhos e ela ri. Veja uma boneca dessas em funcionamento:


Mais informações nesse post do Design Inova sobre boneca Gui-Gui / Giggles ♥ e mais fotos no blog da Ana Caldatto

Para restaurar essa boneca, começamos pelo básico de limpeza. Contudo, a enfermeira tinha muito receio em desmontar a boneca sem conhecer como ela funcionava e como ela deveria ser montada depois. Alguns dos links que mais gostamos foi essa restauração da Gui-Gui, a página do Vintage Doll Repair sobre a Giggles, e principalmente as dicas desse blog. Usamos água super quente para amolecer o vinil da boneca, tirar os olhos, limpar e colocá-los no lugar. Foi uma cena digna de filme de terror!

Juramos que a gente não queria fazer isso, porque foi muito sinistro mesmo. E quente, demais.

Dica rapidinha: usem luvas GROSSAS para fazer isso. A Enfermeira queimou os dois polegares e mais um pouco brincando com água fervente :P

Operação tenebrosa feita e fotografada pelo blog "Sou Louca por Bonecas"

Uma vez que conseguimos tirar os olhos da boneca, identificamos qual olho tinha defeito.

olhos de metal de boneca
Depois de aberto, ficava fácil de entender como consertava!

O processo de montar os olhos foi mais fácil que desmontá-los. Já para colocar os olhos de volta na boneca, a cena poderia ter sido de um filme... Decida você mesmo se prefere imaginar a versão Exterminador do Futuro ou as magias do mundo de Harry Potter:



...ambas igualmente sinistras!

Por fim, depois de remontar toda a boneca, costuramos as roupinhas o mais parecido o possível que a gente pode com a versão da blusinha vermelha e saia xadrez. Nossa Gui-Gui ficou assim:

 
Frente e costas

boneca gui-gui da estrela
Sorriso radiante e olhar funcionando!

A única coisa que não conseguimos consertar foi o mecanismo do pescoço. Ele já estava danificado da tentativa de conserto anterior, mas como o Hospital já tinha autorização para isso, a Enfermeira juntou cabeça e corpinho usando cola quente. Assim a boneca manteria o aspecto bom e, caso surja algum doutor que possa curar esse pescoço, a cola vai ser de fácil remoção.

A boneca Gui-gui foi entregue hoje mesmo pela manhã para sua dona. Ver o sorriso dela ao ver a boneca bonitinha outra vez foi muito marcante! ♥ Para o Doll Hospital, foi a despedida ideal para nosso 2015 - essa foi nossa última restauração do ano.

Esperamos que vocês tenham gostado! Obrigada e até mais ♥

boneca gui-gui da estrela
legenda aqui

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada! Agradecemos mesmo pelo elogio ♥

      Excluir
  2. Ficou linda!! Essa é uma das minhas favoritas Lovi Lovi Lovi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Esperamos ter feito um trabalho à altura! ♥

      Excluir
  3. Maravilhooooooooooooooooooooooooooooooooooooosa!!!!!! Parabénsssssssss pelo grande e talentoso trabalho! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Cidinha!! Essa boneca deu trabalho, mas valeu a pena ♥

      Excluir
  4. bom dia, como vc tirou a engrenagem da cabeça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Então, a gente não tirou a engrenagem da cabeça. Para mexer nos olhos, nós usamos apenas água quente e a abertura dos olhos mesmo, não acessamos eles pela parte de dentro da cabeça.

      Excluir

Plugin de Posts Relacionados para WordPress, Blogger...