12 março 2015

Monster High: O caso do cabelo gosmento

Olá!

Hoje temos a solução para um problema que pode atingir diversas bonecas: cabelo pegajoso de fábrica!

surtando! gif de monster-lili

Começou num grupo de bonequeiros - uma colecionadora havia descoberto que suas Monster High estavam num estado meio ruim, uma delas com o cabelo muito estranho e não sabia o que fazer. O Doll Hospital ofereceu seus serviços e aqui está a paciente que chegou até nós:

http://dollhospitalproject.tumblr.com/post/113341281814
A dona decidiu nos enviar sua Rochelle Goyle toda desmontada e com o kit completo!

As imagens abaixo podem não conseguir mostrar o que realmente acontecia - o cabelo inteiro da boneca parecia gosmento como se alguém tivesse deixado com uma montanha de gel e secado no sol

http://dollhospitalproject.tumblr.com/post/113344454124/awful-sticky-hair-d
várias "mechas" de cabelo, pegajosas e inseparáveis

A princípio, suspeitamos que realmente era gel de cabelo mesmo, como se alguém tivesse tentado fazer um penteado fixo na boneca e tivesse mudado de idéia, deixando os fios naquele estado estranho. Se esse fosse o caso, lavar o cabelo como fazemos de costume - água em temperatura ambiente, shampoo e condicionador - seria o suficiente para deixar os fios "trabalháveis", mesmo que precisasse de outra hidratação depois.

Porém, depois de duas lavagens (a segunda com detergente mesmo ao invés de shampoo), a situação não parecia mudar de forma alguma. Se água e sabão não serviam, de que será era feita essa substância nojenta e mal-cheirosa que se recusava a sair dos cabelos da boneca?

Uma busca na internet nos alertou que em muitos blogs e grupos de discussão, mesmo no forum oficial Monster High havia bonequeiros de todas as idades relatando os mesmos problemas de cabelos megaoleosos / grudentos / encerados em alguns modelos específicos de bonecas da linha Monster High, mas esse problema também foi encontrado em outras bonecas, como essa Barbie

Pelo que foi descrito no suppi.net e aqui, é como se tivesse acontecido uma mudança na fabricação das bonecas: enquanto as feitas na China seguem um determinado padrão, algumas das mais recentes, fabricadas na Indonésia, estão sendo feitas com mais pressa ou de forma mais barata, e isso significa um cabelo fixado na cabeça com mais cola / cera / gosma do que o necessário. E é essa coisa gosmenta que suja o cabelo de umas bonecas e simplesmente ESCORRE da cabeça de outras. (Mattel, sério, o que vocês fizeram com o controle de qualidade???)

Das informações na internet, a maior parte dos usuários indicava o reroot, ou seja, tirar todo o cabelo da boneca e re-criar o cabelo com novos fios sintéticos, colocados por dentro da cabeça. Seria uma opção muito radical para o nosso caso! Uma solução bem mais "pé no chão" foi a de neutralizar o óleo com talco. A solução "definitiva" envolvia remover a cabeça da boneca, encher tudo de talco, colocar de volta e aplicar mais um pouco de talco próximo da raiz dos cabelos, e ir escovando para tirar o pó do talco aos poucos.

http://dollhospitalproject.tumblr.com/post/113462166029/homemade-doll-hospital-how-to-fix-the

A melhor parte dessa solução é que é simples de manter os cabelos sem oleosidade em casa: basta ter talco, uma escova / pente para bonecas com cerdas finas e um pouquinho de paciência ♥ Nós optamos por não remover a cabeça da Monster High. A quantidade de talco que usamos foi só um pouquinho de cada vez, colocada diretamente nas áreas mais gosmentas do cabelo, e escovando para tirar o excesso. Foi suficiente para que a doll ficasse com os cabelos lindos depois de alguns bons minutos de escovação e cuidado.

Depois de toda a função com o cabelo, apenas precisamos lavar a blusa e a saia (tinham um cheiro bem estranho) e as outras pecinhas de plástico (por mera precaução). Foi assim que a Rochelle Goyle ficou:

http://dollhospitalproject.tumblr.com/post/113383455749/icecream-rochelle
http://dollhospitalproject.tumblr.com/post/113384049969/monster-high-rochelle-goyle-fixed-her-hair-and
meias cor-de-rosa e sapatos lindos!

O cabelo ficou realmente macio e bom de se prender ou escovar. Esperamos que a dona dessa boneca fique satisfeita com o nosso trabalho ♥

Por hoje é isso, até logo mais ♪

gif do blog becky-website

18 comentários:

  1. Que linda que é essa doll! E que solução simples! :D

    Amei as meias! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A solução é simples, só é um pouco demoradinha ♥ mas vale a pena para recuperar para uma boneca que se gosta ^^

      (e nós amamos as roupinhas e meias, são tantos detalhes fofos!!)

      Excluir
  2. Vocês salvaram minha MH comprada de segunda mão (por sinal, uma Rochelle também)!!!! :D Quando a boneca chegou e vi o estado do cabelo gosmento/colante entrei em pânico (lavei também um monte de vezes até entender que o treco NÃO ia sair >.<) Foi aí que descobri o site de vocês com essa dica mágica ♫♪♫
    Muitíssimo obrigada por divulgarem a solução! ^_^
    Ps. o site de vocês é uma gracinha e muito legal! ♥ Virei fã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!

      Que bom que as dicas ajudaram ♥ foi meio demorado descobrir a solução, então achamos no mínimo justo poder divulgar isso - e em bom português, hahaha.

      Obrigada pelos elogios!! beijinhos ♥

      Excluir
  3. Acabei de mergulhar a elisabath no vinagre e agua, (mesmo que minha mae usa pra tirar aquelas colas de rotulo). Comprei ela de segunda mao e auando peguei no cabelo parecia q jogaram cola ou algo do tipo.. Se nada der certo usarei a tecnica do talco..espero dar certo..(vi a tecnica depois de por de molho..hahaha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em outros brinquedos que eu testei usar vinagre, ficou mais com o cheiro do que diferença efetiva para esses casos "oleosos". Espero que o talco funcione bem para sua boneca! ♥

      Excluir
  4. Olá! Ano passado comprei uma Cupido (da Ever After High) e reparei que o cabelo dela estava com essa gosma; já lavei não sei quantas vezes o cabelo da coitada,mas até hoje a maldita gosma tá lá! Eu não tenho talco aqui em casa,e queria saber se posso usar amido de milho ou até mesmo farinha; caso não dê vou ter que optar por comprar o talco mesmo :')
    Obrigada pela atenção :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, acho as Ever After tão lindinhas! Pena que a sua tenha tido o mesmo problema.
      É bem provável que maisena/amido de milho, por ser mais fininho que a farinha, dê certo, mas não esqueça de escovar o cabelo dela depois para tirar o excesso ;)

      beijos e boa sorte! ♥

      Excluir
  5. Vocês salvaram a minha elisabath que eu já estava em tempo de trocar por outra MH e que sempre que eu pegava no hair dela, a minha mão ficava toda grudenta e a testa dela(ela tem franja)ficava cheia de pontinhos pretos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii, que bom que a gente pode ajudar a salvar ela! Se quiser mandar uma foto pro nosso email, vamos adorar ver ♥

      Excluir
  6. Olá,há menos de um ano comprei uma ever after high mas agora ela está pretiando,já tentei lavar e não funciona.Será que poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beatriz, tudo bem?
      Teria como você mandar uma foto dela pro email enfermeira@dollhospital.com.br? Assim nós podemos ver como a boneca está e qual é a melhor solução pra ela.

      Esperamos sua mensagem! ♥
      beijinhos

      Excluir
  7. Olá eu comprei uma ever after high a ashellyn da praia encarada e cando eu mexia nela umas das mãos dela ficava caindo ai eu tentei colar com a cola superbonder quando eu coloquei não tinha entrado tudo tentei tirar e não consigui e puxei e puxei éo pininho da mão ficou dentro do braço éo braço saiu então tava tentando ver como restaurar mas não tem nenhum video que mostra por favor me ajuda😭😭😭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh isso é comum de acontecer quando mexemos nesses brinquedos mais delicados com mais força do que o normal.
      Teria como você mandar uma foto dela pro email enfermeira@dollhospital.com.br? Assim posso explicar o que você pode fazer e dar mais detalhes ♥♥
      Beijinhos, aguardo seu retorno!

      Excluir
  8. Eu também fui premiada com uma Barbie fabricada na Indonésia que veio com a franja cheia de gel , praticamente duro feito pedra. O que posso fazer para tirar o gel da franja dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente algumas lavagens em água quente (mas não MUITO quente!) serve para tirar a maior parte do gel fora.
      Outra opção é você ir penteando/escovando a franja para separar as mechas em partes cada vez menores, o que também ajuda a remover o excesso de gel.

      Manda foto por email pra gente e damos uma ajudinha à distância! enfermeira@dollhospital.com.br

      Excluir
  9. Oi tenho uma Monster high que quebrou a perna bem na articulação do joelho, queria saber como posso concertar em casa, não achei nenhum tutorial,você tem alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Geralmente quando quebra na articulação é mais complicado, porque você precisa tirar as peças quebradas antes de consertar o que quebrou, e depois reencaixar tudo.

      Infelizmente não temos nenhuma aqui no momento para mostrar como se faz, mas assim que tivermos, vai rolar tutorial por aqui!

      Excluir
Plugin de Posts Relacionados para WordPress, Blogger...