12 de março de 2015

Monster High: O caso do cabelo gosmento

Olá!

Hoje temos a solução para um problema que pode atingir diversas bonecas: cabelo pegajoso de fábrica!

surtando! gif de monster-lili

Começou num grupo de bonequeiros - uma colecionadora havia descoberto que suas Monster High estavam num estado meio ruim, uma delas com o cabelo muito estranho e não sabia o que fazer. O Doll Hospital ofereceu seus serviços e aqui está a paciente que chegou até nós:

http://dollhospitalproject.tumblr.com/post/113341281814
A dona decidiu nos enviar sua Rochelle Goyle toda desmontada e com o kit completo!

As imagens abaixo podem não conseguir mostrar o que realmente acontecia - o cabelo inteiro da boneca parecia gosmento como se alguém tivesse deixado com uma montanha de gel e secado no sol

http://dollhospitalproject.tumblr.com/post/113344454124/awful-sticky-hair-d
várias "mechas" de cabelo, pegajosas e inseparáveis

A princípio, suspeitamos que realmente era gel de cabelo mesmo, como se alguém tivesse tentado fazer um penteado fixo na boneca e tivesse mudado de idéia, deixando os fios naquele estado estranho. Se esse fosse o caso, lavar o cabelo como fazemos de costume - água em temperatura ambiente, shampoo e condicionador - seria o suficiente para deixar os fios "trabalháveis", mesmo que precisasse de outra hidratação depois.

Porém, depois de duas lavagens (a segunda com detergente mesmo ao invés de shampoo), a situação não parecia mudar de forma alguma. Se água e sabão não serviam, de que será era feita essa substância nojenta e mal-cheirosa que se recusava a sair dos cabelos da boneca?

Uma busca na internet nos alertou que em muitos blogs e grupos de discussão, mesmo no forum oficial Monster High havia bonequeiros de todas as idades relatando os mesmos problemas de cabelos megaoleosos / grudentos / encerados em alguns modelos específicos de bonecas da linha Monster High, mas esse problema também foi encontrado em outras bonecas, como essa Barbie

Pelo que foi descrito no suppi.net e aqui, é como se tivesse acontecido uma mudança na fabricação das bonecas: enquanto as feitas na China seguem um determinado padrão, algumas das mais recentes, fabricadas na Indonésia, estão sendo feitas com mais pressa ou de forma mais barata, e isso significa um cabelo fixado na cabeça com mais cola / cera / gosma do que o necessário. E é essa coisa gosmenta que suja o cabelo de umas bonecas e simplesmente ESCORRE da cabeça de outras. (Mattel, sério, o que vocês fizeram com o controle de qualidade???)

Das informações na internet, a maior parte dos usuários indicava o reroot, ou seja, tirar todo o cabelo da boneca e re-criar o cabelo com novos fios sintéticos, colocados por dentro da cabeça. Seria uma opção muito radical para o nosso caso! Uma solução bem mais "pé no chão" foi a de neutralizar o óleo com talco. A solução "definitiva" envolvia remover a cabeça da boneca, encher tudo de talco, colocar de volta e aplicar mais um pouco de talco próximo da raiz dos cabelos, e ir escovando para tirar o pó do talco aos poucos.

http://dollhospitalproject.tumblr.com/post/113462166029/homemade-doll-hospital-how-to-fix-the

A melhor parte dessa solução é que é simples de manter os cabelos sem oleosidade em casa: basta ter talco, uma escova / pente para bonecas com cerdas finas e um pouquinho de paciência ♥ Nós optamos por não remover a cabeça da Monster High. A quantidade de talco que usamos foi só um pouquinho de cada vez, colocada diretamente nas áreas mais gosmentas do cabelo, e escovando para tirar o excesso. Foi suficiente para que a doll ficasse com os cabelos lindos depois de alguns bons minutos de escovação e cuidado.

Depois de toda a função com o cabelo, apenas precisamos lavar a blusa e a saia (tinham um cheiro bem estranho) e as outras pecinhas de plástico (por mera precaução). Foi assim que a Rochelle Goyle ficou:

http://dollhospitalproject.tumblr.com/post/113383455749/icecream-rochelle
http://dollhospitalproject.tumblr.com/post/113384049969/monster-high-rochelle-goyle-fixed-her-hair-and
meias cor-de-rosa e sapatos lindos!

O cabelo ficou realmente macio e bom de se prender ou escovar. Esperamos que a dona dessa boneca fique satisfeita com o nosso trabalho ♥

Por hoje é isso, até logo mais ♪

gif do blog becky-website

16 comentários:

  1. Que linda que é essa doll! E que solução simples! :D

    Amei as meias! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A solução é simples, só é um pouco demoradinha ♥ mas vale a pena para recuperar para uma boneca que se gosta ^^

      (e nós amamos as roupinhas e meias, são tantos detalhes fofos!!)

      Excluir
  2. Vocês salvaram minha MH comprada de segunda mão (por sinal, uma Rochelle também)!!!! :D Quando a boneca chegou e vi o estado do cabelo gosmento/colante entrei em pânico (lavei também um monte de vezes até entender que o treco NÃO ia sair >.<) Foi aí que descobri o site de vocês com essa dica mágica ♫♪♫
    Muitíssimo obrigada por divulgarem a solução! ^_^
    Ps. o site de vocês é uma gracinha e muito legal! ♥ Virei fã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!

      Que bom que as dicas ajudaram ♥ foi meio demorado descobrir a solução, então achamos no mínimo justo poder divulgar isso - e em bom português, hahaha.

      Obrigada pelos elogios!! beijinhos ♥

      Excluir
  3. Acabei de mergulhar a elisabath no vinagre e agua, (mesmo que minha mae usa pra tirar aquelas colas de rotulo). Comprei ela de segunda mao e auando peguei no cabelo parecia q jogaram cola ou algo do tipo.. Se nada der certo usarei a tecnica do talco..espero dar certo..(vi a tecnica depois de por de molho..hahaha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em outros brinquedos que eu testei usar vinagre, ficou mais com o cheiro do que diferença efetiva para esses casos "oleosos". Espero que o talco funcione bem para sua boneca! ♥

      Excluir
  4. Olá! Ano passado comprei uma Cupido (da Ever After High) e reparei que o cabelo dela estava com essa gosma; já lavei não sei quantas vezes o cabelo da coitada,mas até hoje a maldita gosma tá lá! Eu não tenho talco aqui em casa,e queria saber se posso usar amido de milho ou até mesmo farinha; caso não dê vou ter que optar por comprar o talco mesmo :')
    Obrigada pela atenção :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, acho as Ever After tão lindinhas! Pena que a sua tenha tido o mesmo problema.
      É bem provável que maisena/amido de milho, por ser mais fininho que a farinha, dê certo, mas não esqueça de escovar o cabelo dela depois para tirar o excesso ;)

      beijos e boa sorte! ♥

      Excluir
  5. Vocês salvaram a minha elisabath que eu já estava em tempo de trocar por outra MH e que sempre que eu pegava no hair dela, a minha mão ficava toda grudenta e a testa dela(ela tem franja)ficava cheia de pontinhos pretos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii, que bom que a gente pode ajudar a salvar ela! Se quiser mandar uma foto pro nosso email, vamos adorar ver ♥

      Excluir
  6. Olá,há menos de um ano comprei uma ever after high mas agora ela está pretiando,já tentei lavar e não funciona.Será que poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beatriz, tudo bem?
      Teria como você mandar uma foto dela pro email enfermeira@dollhospital.com.br? Assim nós podemos ver como a boneca está e qual é a melhor solução pra ela.

      Esperamos sua mensagem! ♥
      beijinhos

      Excluir
  7. Olá eu comprei uma ever after high a ashellyn da praia encarada e cando eu mexia nela umas das mãos dela ficava caindo ai eu tentei colar com a cola superbonder quando eu coloquei não tinha entrado tudo tentei tirar e não consigui e puxei e puxei éo pininho da mão ficou dentro do braço éo braço saiu então tava tentando ver como restaurar mas não tem nenhum video que mostra por favor me ajuda😭😭😭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh isso é comum de acontecer quando mexemos nesses brinquedos mais delicados com mais força do que o normal.
      Teria como você mandar uma foto dela pro email enfermeira@dollhospital.com.br? Assim posso explicar o que você pode fazer e dar mais detalhes ♥♥
      Beijinhos, aguardo seu retorno!

      Excluir
  8. Eu também fui premiada com uma Barbie fabricada na Indonésia que veio com a franja cheia de gel , praticamente duro feito pedra. O que posso fazer para tirar o gel da franja dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente algumas lavagens em água quente (mas não MUITO quente!) serve para tirar a maior parte do gel fora.
      Outra opção é você ir penteando/escovando a franja para separar as mechas em partes cada vez menores, o que também ajuda a remover o excesso de gel.

      Manda foto por email pra gente e damos uma ajudinha à distância! enfermeira@dollhospital.com.br

      Excluir

Plugin de Posts Relacionados para WordPress, Blogger...