31 de outubro de 2013

Pobre Barbie!

Olá!

Andei falando do meu projeto com alguns amigos e parentes, mesmo que timidamente, e contei com a simpatia e colaboração de alguns. Uma dessas colaborações foi uma Barbie que supomos ser de algum ponto do final dos anos 80 ou início dos 90, pelo estilo do cabelo, pelos pulsos flexíveis e pelo fato de a boneca ter sido fabricada pela Estrela SA (para ter uma idéia, a Barbie já é produzida/importada pela Mattel fazem pelo menos 17 anos).

Porém, o estado da boneca era realmente deprimente.

boneca Barbie quebrada

Uma boneca partida em 5 pedaços dá quantos anos de azar?
várias pernas de barbie

Pernas extras. Felizmente todas formam pares certinhos

 

As pernas extras foram guardadas. Como eu provavelmente vou conseguir mais algumas bonecas antigas dessa mesma dona, é provável que eu encontre barbies que precisam exatamente dessas pernas. Já a limpeza em si da boneca não teve muito mistério, além de água e sabão no corpo e um bom condicionador nos cabelos, foi usado um pouco de acetona para remover algumas manchas. O mais difícil foram as manchas no rosto, já que qualquer movimento descuidado e a pintura do rosto (olhos e maquiagem) poderiam desbotar ou ser simplesmente apagada.

Aproveitando a noção da época em que essa Barbie foi lançada, peguei a vibe anos 80 mais doce possível: Fairy Kei. Encontrei dicas e inspiração nesse blog aqui e acho que o resultado se encontra perto do estilo mesmo. Busquei usar a referências mais comuns: cores pastéis, saias de tule, personagens de desenho e algumas cores mais vibrantes para contrastar. Foi uma pena não conseguir nenhum tipo de meia para ajudar no visual.

Barbie com novas roupinhas!

É tão açucarado!


Close up dos sapatinhos

Foi especialmente difícil conseguir sapatos para a Barbie. Depois de procurar em todas as lojas de brinquedos, centrinho comercial e camelô, encontrei uma espécie de kit com pares de sapatos e acessórios oficiais da Mattel à venda no supermercado (???). Fiquei impressionada com o fato de não existir nenhuma versão "genérica" desses acessórios - a não ser que eu compre um lote de 200 sapatinhos direto da China.


laços sobre laços e acessórios fofos
Laços sobre laços, para ficar bem mágico.

Por hoje é isso! Ainda não sabemos se a boneca voltará à antiga dona ou se será doada, mas por enquanto ajudará a cuidar das outros brinquedos e dolls no Doll Hospital Project. Até mais!

21 comentários:

  1. Own que amooooor que ela ficou! E sim, acho que ela mais pra inicio dos anos 80, pelo que observei nas barbies as com rosto mais quadradinho como essa é mais de 82/84 mas posso estar enganada!
    Obrigada por usar meu blog para ajudar na transformação dessa lindinha <333.
    xoxo
    Luly~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Luly! Eu realmente não consegui descobrir a idade dessa Barbie, de repente se eu soubesse com quais roupinhas ela vinha na época, talvez eu poderia descobrir o modelo ou ano de lançamento... Mas acho que 82/84 é um chute melhor que o que eu dei originalmente no post ;)
      Eu gosto muito do teu blog, embora nunca tenha tentado seguir o estilo. Se mais algum brinquedo vier a ter um remake Fairy-kei, vou ter o prazer de citar o Pastel Cubes novamente ♥
      beijinhos!

      Excluir
  2. Ai que linda!! Heidi, você tem um talento incrível!
    Agora ela pode ser a enfermeira auxiliar o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada! ♥
      Eu realmente já pensei em fazer um uniformezinho de enfermeira-auxiliar para essa Barbie, acho que ia ser uma gracinha, hahahaha.

      (SPOILER: vai acontecer daqui a alguns posts. eu acho.)

      Excluir
  3. Que lindona! Nossa queria poder ter esse talento *O*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Carol!
      Acho que é mais uma combinação de amor com algo que se aprende mesmo ;) mas fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  4. Nossa ela ficou muito fofa!!! E quanto as meias, é bem facil você mesma fazer~ Compra essas meias de seda em casas de artesanato, é fácil de costurar com máquina simples (até eu consegui, então é por que é easy ;))
    Ultimamente essas lojas não estão mais vendendo itens de bonecas em separado né? antigamente a gente encontrava vários sapatos de boneca facilmente por aqui...
    Parabéns pelo trabalho, ela ficou linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me lembro de ter visto meias assim para vender nas lojinhas de artesanato em que eu fui, mas pode ter sido porque não procurei especificamente por elas... Eu também teria que ver como faria para pintá-las (porque seria tão adequado ter meias bem pastel!) mas acho que tinha de tecido comum resolveria.
      Eu sempre achei que era mais fácil mesmo encontrar sapatos / roupinhas separados, de repente as várias marcas de brinquedo decidiram que era mais lucrativo vender várias bonecas??

      Enfim, muito obrigada! ♥

      Excluir
  5. Coitadinha, até decapitada estava! Ficou lindona, amei a roupinha. Antigamente tinha pacote de sapatinho até no 1.99, né? Já tentou no ebay? Tem lotes, a partir de 10 pares de sapatinhos, com preços variados e normalmente shipping free, só não dá pra escolher o que vem, mas o tamanho acho q é padrão pé de Barbie :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo uma pena receber a Barbie em um estado tão crítico, mas a dona já recebeu a boneca de volta e ficou muito feliz ♥ Não temos certeza se havia sapatos de boneca para vender avulsos há tempos atrás (a Enfermeira jura que não se lembra), mas o Hospital vai comprar um lote de sapatinhos assim em breve (e no Mercado Livre, para demorar menos tempo, já que os produtos não vão vir do exterior) já que ainda tem uma porção de bonecas para restaurar pela frente ;)
      Geralmente o tamanho é o padrão de barbie mesmo, não é à toa que várias companhias de brinquedo acabaram optando por fazer os pés com tamanho parecido ou praticamente igual ao da Barbie.
      Obrigada pelos elogios e pela dica! ♥

      Excluir
  6. Olá meu anjo! Belo trabalho na recuperação da menina. Pelo que pude ver pelas fotos, essa Barbie é uma Glamour, da coleção de 1988 lançada pela Estrela. Eu tenho uma desde menina, e ela conseguiu chegar inteira aos dias de hoje. Você pode ver a foto para referência nesse link:
    http://www.flickr.com/photos/sand_cavalcante/10282006913/in/set-72157627985876269/
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Obrigada pela dica, eu realmente não imaginava que fosse esse o modelo da Barbie. Achei as maquiagens um pouco diferentes, mas pode ser por conta do estado ruim que essa consertada pelo Hospital estava... Ver a sua inteirinha e em perfeito estado é muito bom! Ela é muito bonita mesmo :]
    Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  8. MEU DEUS, ficou linda!!!!!! Parabéns pelo ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ana! ♥ Achamos que usar uma moda temática, bem diferente, ia ajudar a deixar essa Barbie mais bonita. Obrigada de novo!

      Excluir
  9. No Mercado Livre você encontra sapato para Barbie genérico e não são caros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é bem mais barato comprar os genéricos no mercado livre. Pretendemos comprar um lote de sapatinhos em breve :)

      Excluir
  10. Como faço para restaurar a make do olhos e boca das minhas barbies antigas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a make da barbie é só pintada (não tem cílios colados, por exemplo), o único jeito é pintando novamente.
      Não temos tutoriais disso ainda, mas procurando "Barbie doll repaint" no google dá pra ter um monte de inspiração e certamente algumas instruções também.
      Espero ter ajudado! beijinhos ^^

      Excluir