05 dezembro 2019

A Porcelana Rococó

Olá!

Hoje recebemos uma dama muito preciosa para restauração!

Restauro de uma boneca de porcelana

Recebemos essa lindeza depois de uma ligação de telefone e muitas conversas no whatsapp. A boneca é uma porcelana encantadora, representa uma dama do século 18 tocando harpa. Foi feita no japão, provavelmente entre os anos 70 e 80. Apaixonante, porém veio toda quebrada :(

boneca de porcelana quebrada

A parte boa é que áreas mais complicadas de restaurar (o rosto, tronco e mãos da boneca) não estavam tão quebrados. Os piores estragos estavam na saia e em parte da harpa, e é claro, num bracinho que caiu.

boneca de porcelana com o braço quebrado

Além da parte externa, descobrimos que essa boneca tinha um dispositivo para tocar música. Como não trabalhamos com eletrônicos, nós infelizmente não pudemos cuidar dessa parte :( mas nos comprometemos a deixar o lado externo o mais perfeito que conseguíamos.

A solução foi colar as peças com cuidado, uma de cada vez, reforçar com massa de porcelana fria por dentro da saia (principal área dos quebradinhos) e preencher qualquer buraco sem pecinhas que se encaixassem. Só depois pudemos lixar um pouco pintar a porcelana. Usamos uma mistura de tintas que ficaram bem interessantes, olha só o resultado final:

beca cova

Amamos todos os lados dessa porcelaninha

A Enfermeira ficou apaixonada por essa beleza! A boneca segue muito bem embalada em plástico bolha para poder voltar de viagem para São Paulo, e já nessa semana.

O que vocês acharam dessa porcelana de época? ♥

Beijos e até!

2 comentários:

  1. O resultado ficou extremamente satisfatório,realmente um dom divino,parabéns à todos envolvidos!

    ResponderExcluir
Plugin de Posts Relacionados para WordPress, Blogger...