17 outubro 2017

Velho demais para brinquedos?

Hoje viemos falar de um assunto polêmico: Idade e brinquedos.

adulto com brinquedos

fotografia adaptada do freepik.com

A ideia de escrever sobre isso tem tanto a ver com o início do blog quanto com o post que cruzamos no tumblr uns tempos atrás. Quem nunca se perguntou se já tinha passado da idade de ter suas coisas favoritas? Ou de gostar de bonecas, ou de ter algum tipo de coleção em casa... É muito difícil não passar por isso, seja na infância, na adolescência ou na vida adulta.

Muitas pessoas doam seus brinquedos quando entram na adolescência, seja por falta de interesse nos brinquedos, por um pedido dos pais ou por pressão dos amigos. Mas e quem opta por não doar todos os seus brinquedos? E quem escolhe manter aquela coleção de miniaturas bem guardadinhas em algum lugar do armário, com muito carinho, ou expostas numa prateleira bem alta para não ser mexida, ou numa vitrine para ser admirada? E quem tem cenariozinhos para suas bonecas, ou uma cidadezinha inteira para suas miniaturas?

coleção de brinquedos

fotografia do tumblr amaltheadeluna

A verdade é, não há nenhum mal nisso. Não tem nada de errado em continuar gostando dos seus brinquedos, gostando de suas coleções. Isso não torna ninguém menos capaz ou inferior de forma alguma - assim como qualquer outro hobby não torna. Pelo contrário, ter um hobby e se dedicar a ele é uma forma bacana de passar o tempo, desenvolver habilidades novas e fazer novos amigos - é só ver a quantidade de pessoas que ficam amigas por conta de uma paixão em comum, como fãs de uma banda, torcedores de um time, seguidores de uma moda, pessoas que tocam um mesmo instrumento musical... e por aí vai!

E se o seu hobby favorito está relacionado com brinquedos, isso também não é um problema: a espécie humana é a única que permanece com "características da infância" a vida inteira, porque isso permite aos humanos sempre estar aprendendo mais. (Essa informação está presente em diversos artigos científicos e livros, como esse artigo sobre neotenia) Essas aspas são justamente pra enfatizar: nos humanos, aprender é uma coisa que se faz a vida inteira, e o "brincar" da infância é uma das formas humanas de aprender.

brincando e aprendendo

fotografia adaptada do freepik.com

Abaixo está o post que vimos no tumblr e provocou esse nosso texto. Traduzimos tanto o post quanto a resposta dada pela empresa My American Girl:

"Sou velha demais para brincar com brinquedos?
Querida American Girl,
Tenho quase 14 anos e ainda gosto de brinquedos. Tem algo de errado comigo?
Velha demais para brinquedos?
Não tem NADA de errado com gostar de brinquedos. Na verdade, brincar pode ser uma ótima forma de aliviar o estresse. Crianças [e adolescentes] sentem muito a pressão de crescer rápido, tanto que às vezes acabam deixando de fazer as coisas que mais gostam. E é por isso que isso é ruim: crescer pode ser bem, mas bem difícil. Fica mais fácil quando você consegue fazer as coisas de que gosta e passa seu tempo com as pessoas e coisas que fazem você feliz. Então mantenha as coisas que você ama perto de você, enquanto você precisar. Deixe sua maturidade se mostrar no jeito que você trata os outros e cuida de sua vida - essas coisas dizem muito mais sobre você do que o fato de gostar de brinquedos."

Falando em não ter idade certa para fazer ou não fazer algo, semana passada, no dia 12, comemoramos 4 anos de blog. Não pretendemos largar o projeto Doll Hospital nunca!

Mais: encontramos um artigo de uma psicóloga sobre a importância da criança interior, vale a pena dar uma lida!

Você acha que realmente existe uma idade para largar um hobby? Deixe seus comentários aqui ♥

Por hoje é isso :) esperamos que você tenha gostado!

1. Alyce Montgomery30/11/2017, 21:54

EU SEMPRE SOUBE QUE EU NÃO ERA INFERIOR!

Vou mostrar esse blog para todas as pessoas que vivem dizendo que eu não tenho mais idade pra brincar de boneca etc,etc,etc!

Adoro o projeto de vocês de consertar bonecas e outros brinquedos! <3

1. Oi, Alyce!
      Acho que o seu foi um dos comentários mais lindos que a gente já viu por aqui <3 brincar e colecionar é uma das coisas que mais amamos, e é um hobby como qualquer outro.
      Agradecemos por vc acompanhar a gente ♥ mil beijinhos!