15 abril 2017

10 brinquedos dos anos 80 que fizeram sucesso no Brasil

Olá!

Fizemos uma lista de brinquedos que foram febre na década de 1980, será que você concorda?

brinquedos dos anos 80s

Separamos os brinquedos que foram lançados nessa década e causaram mais loucura entre as crianças daquele tempo. Jogos bastante populares como dominó, moinho, bolas de gude, pião e bonecas de papel não entraram na lista por não serem especificamente dos anos 80, ou seja, começaram a ser populares muito tempo antes e continuaram sendo amados por crianças de outras gerações mais novas, até hoje.

Algumas ideias nós tivemos lendo esse, esse e esse post do BuzzFeed, mas também vimos vários blogs comentando as mesmas coisas que nós descobrimos entrevistando amigos de diferentes idades.

  1. Meu Querido Pônei / My Little Pony

    A Estrela era a maior fabricante de brinquedos da época, e trouxe os famosos My Little Pony pro Brasil com o nome de Meu Querido Pônei. Vinham em infinitas cores, e até houveram pôneis especialmente criados pro mercado brasileiro, como o Pônei temático de Barbie e o Pônei da Susi. Foto do tumblr Peachieskeen.


  2. Fofolete

    Bonequinha fofolete antiga

    Uma boneca tão pequenininha que cabia numa caixinha de fósforos. Foi fabricada inicialmente pela Trol, depois pela Estrela. Tinha de todas as cores, e algumas inclusive tinham cheirinho. Foram relançadas no finalzinho dos anos 90 e são fabricadas até hoje. Foto do blog Trash 80s.


  3. Aquaplay

    Um mini-game colorido que funcionava à base de água. Geralmente envolvia acertar bolinhas ou argolas dentro de certos espaços do jogo, e o jogo em si foi adaptado para várias temáticas. Um dos mais bacanas era o do Pato Donald, que tinha um mecanismo para servir como "vara de pesca" e era super difícil! Imagem retirada desse vídeo. A Enfermeira tinha um de basquetebol!


  4. Barbie

    Barbie da Estrela

    A boneca mais famosa do mundo foi trazida e fabricada no Brasil pela Estrela, fazendo com que as Barbies daqui sempre tivessem algo de diferente dos lançamentos americanos. Além da boneca, a Estrela também fez casinha da barbie, carro, cozinha, irmãos, amigas, um namorado (que se chamava BOB, e não KEN!) e muitas outras coisas mais. Destaque especial pra Barbie Cabeleleira, que era basicamente uma grande cabeça numa bandeja para ser penteada e maquiada. Foto do blog Kirinilas.


  5. Pogobol

    Pogobol

    O brinquedo estranho com formato de OVNI era feito para se equilibrar e pular. Foi autor de muitas risadas e tombos, certamente, porque era dificílimo se equilibrar de verdade nesse troço, hahaha. Imagem retirada do MercadoLivre.


  6. Moranguinho

    Boneca Moranguinho antiga

    As bonecas Strawberry Shortcake, lançadas nos EUA pela Kenner, chegaram no Brasil através da Estrela com o nome de coleção Moranguinho. Além do nome de frutas, as bonecas também tinham cheirinho. Devido ao sucesso, a Estrela criou várias amiguinhas novas para a Moranguinho, como Noivinha, Violetinha, Melanciazinha, Cafezinho, e fez bonecas com linhas mais diferentes ainda, como arco-íris, frutas&flores, trajes típicos de outros países, gelatinas... Absolutamente adorável! Imagem do Blog Ana Caldatto.


  7. Fofão

    boneco fofão

    O personagem do programa Balão Mágico fez tanto sucesso que criaram um boneco fofinho dele, que vendeu horrores. O problema é que a estrutura que mantinha o corpo do boneco no lugar era meio sinistra, e daí surgiram muitas lendas urbanas sobre o porquê de o Fofão ter um punhal dentro do corpo. Não acredita? A revista Mundo Estranho entrevistou o criador do boneco.


  8. Kit Frit

    Kit Frit - Brinquedo da Estrela anos 80

    Um conjunto de comidas de mentirinha muito fofo que simulava a fritura (!!!). Feito todo em plástico, tinha bife, frango, ovo e salsichas para "fritar", simulando o óleo quente com água e um botijão de gás cor-de-rosa pra servir de bomba de ar / motorzinho. Veja um vídeo do Kit Frit funcionando! Imagem retirada do MercadoLivre.


  9. Genius

    jogo Genius

    Foi um dos primeiros brinquedos eletrônicos a serem fabricados no Brasil (fora os videogames ou telejogos, é claro). O principal jogo do Genius era de seguir uma sequência de sons, que podia ser feita pelo próprio Genius ou por um outro jogador. Imagem retirada do blog casa universal.


  10. Pula-pirata

    Esse jogo consistia em espetar espadinhas de plástico num barril para fazer o pirata "saltar". Esse jogo foi uma febre na época, assim como outros jogos mais "cooperativos", como Boca Rica e Pinote, o burrinho manhoso, e os jogos de tabuleiro (clássicos como War, Banco Imobiliário e Jogo da Vida). O Pula Pirada foi relançado recentemente, e recebeu versões temáticas como de Chaves e do filme Piratas do Caribe. Imagem do blog Trash 80s.


BÔNUS:

Lanchonete miniatura do McDonalds

Lanchonete de brinquedo - McDonalds

Essa lanchonete foi um brinquedinho bastante caro na época, mas foi uma espécie de sonho de consumo de muita gente. Hoje em dia, exemplares bem conservados dessa mini lanchonete valem uma grana boa nos grupos de colecionadores de brinquedos ou no mercado livre.

A lanchonete vinha super equipada, cheio de acessórios super detalhados, miniaturas de comidinha, tudo! E ainda tinha um tamanho compatível com bonecas do tipo Barbie e Kelly. Por isso conferimos uma menção honrosa para esse brinquedo ;) Imagens do blog Kirinilas.


Faltou algum brinquedo na nossa lista? Quais foram os seus favoritos da década de 80? Nos ajude com sua opinião nos comentários abaixo!

Agradecemos pela atenção, até logo mais! ♥

6 comentários:

  1. Eu non sei agora se era final dos anos 80 ou comeco dos 90 e nem sei se enquadra como brinquedo, mas lembro do Meu Primeiro Gradiente q era muito divertido na epoca <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Meu Primeiro Gradiente não era tipo um radinho colorido que gravava fitas cassete / k7? Era demais!
      Eu me diverti muito com ele também! Se a lista fosse maior, ele tinha entrado também, hehehe ♥♥♥♥♥

      Excluir
  2. Eu minhas primas tínhamos os pôneis <3 Era cor de rosa com azul e eu gostava de morder as perninhas deles <3
    Tive um Aquaplay do Mickey, presente do Sr. Papai Noel~
    E Barbie original mesmo só uma, que tinha um tipo de coração com foto do namorado (Ken?) dentro???

    as o que eu gostava mesmo eram as miniaturas (Ainda gosto né...) e as bonecas de papel pra vestir, era viciada nisso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh pôneis ♥ tão bonitos e tão mordíveis, hahaha!

      Essa Barbie devia ser alguma edição de Valentine's Day ou Dia dos Namorados aqui, aposto que era uma graça!

      Também adoro bonecas de papel ^^ pretendo fazer um post sobre elas!

      Excluir
  3. Alguém aqui Tempra vender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciene
      Infelizmente não temos brinquedos à venda no momento ;)

      beijinhos!

      Excluir
Plugin de Posts Relacionados para WordPress, Blogger...