20 agosto 2021

Museu de fotografia e... brinquedos!

Olá!

Essa semana visitamos um lugar interessantíssimo, e encontramos brinquedos onde menos esperávamos. Vem com a gente!

Abertura do post - câmeras antigas em miniatura

Prepare-se, esse vai ser um post cheio de fotos, pois visitamos um museu de fotografia!

Uma das coisas que a Enfermeira está adorando fazer recentemente é descobrir a nova cidade onde mora, já que a pandemia está controlada e cerca de 70% da população já recebeu suas duas doses de vacina. seringa em pixel art desenhada pela Enfermeira do Doll Hospital

(Obviamente essa Enfermeira que vos escreve prefere que todos estejam com saúde e protegidos de todas as doenças possíveis! Se cuidem!)

Nessas descobertas, ela encontrou um museu, o Centro Português de Fotografia (geralmente abreviado como CPF, para a confusão de quem veio do Brasil heheheh). O prédio é super antigo e tem uma história sinistra por trás!

Prédio histórico do Centro Português de Fotografia

(Foto de Gisela Cabral, pois a nossa externa não ficou legal heheheh)

Antigamente, esse prédio enorme do século 18 era uma prisão na cidade do Porto. Ela ficou famosa pelas péssimas condições, por ser basicamente uma masmorra gelada, e assim pouco mais de 200 anos depois ela foi fechada e o prédio abandonado. Porém, lá em 1989 houve uma intervenção e estudos para transformar o prédio histórico em algo novo e positivo. Assim, no ano 2000, foi criado o "CPF". Leia mais sobre o Centro Português de Fotografia aqui.

Porta do século 18 da parte interna do prédio

As primeiras câmeras que o CPF tem expostas são justamente aquelas utilizadas para fotografar os presos. São enormes, daquelas câmeras bem antigas:

Câmera fotográfica antiga e gigante

Outra foto emprestada pois a nossa não deu. Essa é do blog Viaje Comigo, a matéria deles sobre o Centro de Fotografia é muito legal!

Claro, quem ama brinquedos geralmente gosta de fotografá-los também, então existe muita afinidade nesse sentido. Mas o motivo real de estarmos fazendo um post sobre isso é justamente isso aqui:

Brinquedo em formato de câmera fotografica que se transforma numa casinha de brinquedo com pequenos bichinhos fofos

O Museu da Fotografia tinha uma parte inteira dedicada a brinquedos fotográficos!

Miniatura de Câmera Fotográfica roxa que se transforma em casinha estilo Polly Pocket

Foi uma surpresa muito agradável encontrar um modelo de Polly Pocket dos anos 90, sem contar esses outros brinquedos de bebê e de crianças maiores que nunca tínhamos ouvido falar ou visto na internet.

Câmeras de brinquedo da Tomy, marca japonesa, estilo Polaroid e em cores pastéis

É comum que os brinquedos imitem os objetos que os adultos gostam, então assim como hoje vemos celulares de brinquedo e no início dos anos 2000 tinha muito laptop de brinquedo, há mais tempo eram câmeras que faziam sucesso.

Câmeras de brinquedo coloridas para crianças pequenas, uma câmera do Snoopy

Achamos uma gracinha, sinceramente!
Outros "achados" notáveis nesse museu foram as mini-câmeras, as Polaroids originais e as câmeras utilizadas por espiões! Olha só:

Câmeras fotográficas em tamanhos minúsculos

Essas mini gracinhas tem até 4cm de altura, e funcionam com filmes de verdade!

Câmera Polaroid Original

Quem lembrou do antigo logo do Insta?

Olá, pai do logo do Instagram! Hoje em dia temos o relançamento da Polaroid em um modelo levemente diferente desse, e temos também a Instax como concorrente. Ter fotos na hora é legal demais :)

Câmeras fotográficas para espiões com formatos de objetos do dia-a-dia

Essas todas são câmeras de espionagem. Até agora ainda não descobrimos onde fica a lente nesse isqueiro tipo Zippo! Só uma pena que é tudo relacionado a fumo.

Câmeras fotográficas em formato de latinhas de refrigerante

A câmera da Pepsi também é especialmente bonitinha! Deve ter sido alguma edição comemorativa.

Bom, recomendamos a visita, com certeza! Além da parte de museu de câmeras, o CPF também tem exposições de fotos e exposições com convidados. O artista da vez na exposição convidada era o Roger Ballen, que faz instalações com vídeo e trata de uns temas meio pesados que a Enfermeira não quis assistir até o fim, por isso não teremos fotos disso :x Mas as exposições convidadas mudam de tempos em tempos, então visitar o mesmo museu nunca vai ser duas vezes igual :)

Por hoje é isso, pessoal. Feliz dia da Fotografia! Até a próxima restauração de brinquedo em breve!

Mil beijinhos daqui de Portugal para quem estiver lendo, seja daqui ou do outro lado do oceano! ❤

2 comentários:

  1. Tenho uma boneca nene engatinhando dos anos 80, a cabeça soltou do corpo, do resto em perfeita condições, nem suja esta, gostaria de saber se vcs consertam? Vcs depois da boneca consertada vcs doam? Gostaria de doar,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Nós costumavámos fazer assim, receber o brinquedo para doação, consertar grátis e depois doar ;)
      Porém, como saímos do Brasil, não estamos mais realizando esse trabalho.
      Posso indicar o serviço do Hospital das Bonecas de São Paulo e a SS_Barbies de Porto Alegre, talvez eles possam te ajudar nisso!

      mil beijinhos!

      Excluir

Plugin de Posts Relacionados para WordPress, Blogger...