24 janeiro 2020

Como fazer meias para boneca Moranguinho

Hoje queremos mostrar um tutorial que fizemos rapidinho, e é bem útil para quem gosta de bonecas estilo Moranguinho!

Aprenda a fazer meias para bonecas Moranguinho

Estamos adquirindo novas bonequinhas estilo Moranguinho para a coleção do Doll Hospital, e muitas vezes elas chegam peladinhas, sem acessórios nem nada. Claro que sempre temos como arranjar um vestidinho, e agora sabemos da loja Coisinhas de Boneca, que fica na nossa cidade, para conseguir sapatinhos. Mas é um fato que as meias transformam o look dessas bonecas. São as meinhas listradinhas que dão o charme às roupas antigas da boneca Moranguinho! Por isso procuramos jeitos de fazer nós mesmos algumas meias novas para nossas mocinhas.

O que aprendemos com nossa experiência: tecidos planos, como os retalhos de algodão que servem tão bem para fazer vestidos de boneca, ficam PÉSSIMOS como meias. Por tudo ser tão pequenininho, as peças cortadas desfiam muito mais fácil, fica pouca margem para costura e acabamento, a meia fica folgada ou justa demais quando está sendo vestida na boneca e a gente termina assim, com uma mini meia-calça adorável e toda desfiada, sem conseguir ficar bem na bonequinha.

Por isso, compartilhamos aqui os dois métodos que testamos e deram certo: o da Legging/calça e o dos retalhos de malha. Vamos lá?

Meias de boneca Moranguinho ♥ Adaptando uma calça de Barbie

como fazer meia de moranguinho a partir de calça legging de barbie

Encontramos na nossa caixa de coisas de boneca essa pequena legging/calça curta (capri??) de Barbie, curiosamente com uma estampa perfeita de morangos. Além de ela não combinar com as barbies e bonecas do mesmo tamanho que a Enfermeira tem atualmente, o material da calça é uma malha beeem fininha, ótimo para fazer meias, e o cós é elástico, o que nos ajuda muito no processo!

O que fizemos:

linha de corte para as meias
  1. Usando a meia original como base, mantenha o cós igual e ajuste a largura das pernas até chegar na altura do pé.
  2. Corte em curva nessa parte do pé.
  3. Vire do avesso e costure.

E é assim que a meia ficou na nossa querida Uvinha:

Boneca uvinha (estilo Moranguinho) com meias novas

Até que combinou com a roupa de outra marca (Maluketes da Eliana) que colocamos!

Meias de boneca Moranguinho ♥ Adaptando retalhos de malha

como fazer meia de moranguinho a partir de retalhos de malha de um vestido de boneca

Esses dois retalhos de malha eram originalmente um vestido super curto costurado pelas laterais. Veio numa boneca Monster High fake, que vai aparecer em um projeto aqui no Doll Hospital em breve. Mesmo não sendo a cor original das meias das bonecas Moranguinho, escolhemos usar esses retalhos, porque muitas das frutinhas da coleção são vermelhas, daí vimos potencial!

molde de meia-calça para boneca - ajuste as medidas e serve para qualquer modelo de boneca!

O que fizemos:

1. Usando a meia da Moranguinho como base, pegue um papel para traçar um molde de como cortar cada perna. Você pode copiar o formato que mostramos aqui.
  2. Corte no tecido e costure uma perna de cada vez: dobre o tecido, comece costurando o fim (pés) até chegar no meio das pernas. Repita para a outra perna. Costure o gancho (meio das pernas) por último, uma "meia" na outra.
  3. Mesmo que o tecido seja um pouquinho mais curto do que o necessário para fazer uma meia-calça, você ainda pode usar para fazer meias compridas (que debaixo do vestido não vai fazer diferença). Nesse caso não precisa costurar o gancho. Foi o que aconteceu com a gente!

E é assim que a meia ficou na nossa pequena Maçãzinha:

boneca Maçãzinha (estilo moranguinho) com meias novas

A Enfermeira gostou mais dessa meia do que da original nesse outfit!

Se você costurar usando nossas ideias, mande uma foto pra gente! Vamos adorar ver mais bonecas estilo Moranguinho sendo amadas e customizadas por aí ;)

É isso por hoje! Beijos e até breve♡~

Várias meias fofas para bonecas Moranguinho

1. Ficaram muito fofas essas meias!

1. Obrigada! Esse tutorial serve para fazer meias de Pullip também, caso vc tenha vontade de tentar alguma hora ;)