8 de março de 2019

Tutorial: Restaurando um corpinho de boneca (médio)

Olá!

Depois de muitos pedidos, estamos publicando um tutorial passo-a-passo de como fazer um corpinho novo para suas bonecas, sejam elas só de pano ou de plástico com corpinho de pano.

Menina bordando a palavra Doll

Imagem adaptada desse Pin/Pinterest

Já vimos isso acontecer uma porção de vezes - uma boneca que recebe muito amor, independentemente de sua idade, uma hora acaba com o corpinho rasgando. Às vezes é um desgaste pequeno, um rasguinho fácil de costurar à mão mesmo. Mas outras vezes o desgaste vira um rasgão e faz nossas bonecas perderem um bracinho, uma perna ou até mesmo a cabeça :(

Aqui mesmo no Doll Hospital nós já tivemos que recuperar corpinhos de bonecas em pelo menos 3 projetos diferentes - aqui, aqui e nessa Meu Bebê, que foi nosso caso mais famoso. Geralmente esse tipo de conserto fica por conta dos hospitais de bonecas que existem no país, com poucas exceções. Uma dessas foi uma boneca que não chegou a vir pro Doll Hospital - a dona entrou em contato com a Cotiplás, que prontamente enviou um corpinho novo para a boneca machucada ♥

Mas isso foi um caso bem mágico de exceção - para quem opta em tentar fazer em casa, qual é o melhor caminho? Pensando nisso, resolvemos elaborar um tutorial simplificado de como fazemos quando precisamos fazer corpinhos novos para as bonecas que recebemos. A paciente de hoje veio para uma restauração, então depois do tutorial iremos colocar as fotos de antes e depois. Acompanhe a gente!

Esse é um tutorial de dificuldade MÉDIA.

  1. Para começar, pegue um tecido na cor que você deseja para o corpinho. Recomendamos uma cor próxima à pele da boneca, mas branco e rosa claro também costuma ficar bonito. O tecido deve ser firme, mas não precisa ser durinho. Se preferir algo que não desfie, como malha ou TNT, também é uma boa opção. Hoje nós usamos malha!

  2. Dobre o tecido na metade. Assim você vai poder cortar duas peças (a parte da frente e a das costas) exatamente do mesmo tamanho.

  3. Deite sua boneca sobre o tecido. tente deixar uma boa margem para as laterais do corpinho, e um pouco até a parte das pernas e dos braços, como mostramos abaixo:

    tutorial: corpinho de boneca. boneca deitada sobre o tecido
  4. Com um lápis, giz de costureiro ou outro material que possa ser lavado, trace bem de leve ao redor do corpo de sua boneca.

    tutorial: corpinho de boneca. traçando ao redor do corpo
  5. Vire ela de lado e veja o quanto a lateral do corpo passa da sua primeira linha de desenho. Trace uma nova linha pra ter uma ideia da "largura" que a boneca vai ocupar. Nosso traço no tecido está fraco, mas fica mais ou menos assim:

    tutorial: corpinho de boneca. tecido riscado para cortar
  6. Corte o pano (que está dobrado). Você deverá ficar com uma espécie de macacão com alças, meio gordinho:

    tutorial: corpinho de boneca. tecido cortado
  7. Costure as duas laterais, e depois, a parte entre as pernas. Se você está usando tecido que desfia, faça uma bainha na gola, para que ela não desfie depois.

  8. Desvire a peça, colocando as costuras para dentro.. Agora que você costurou essa espécie de "calça" ou shortinho, você já pode encaixar sua boneca. Coloque cada perna dentro de seu respectivo "buraco". Se você quer usar cola, essa é a hora.

  9. tutorial: corpinho de boneca. tecido costurado e encaixado na boneca
  10. Costure ou cole qualquer tecido que tenha sobrado da parte das perninhas / calça. Costure os ombros e coloque agora os braços da boneca no lugar. Dependendo do formato da sua boneca, pode ser mas fácil costurar os ombros antes ou depois de você colocar os bracinhos.

  11. Costure ou cole qualquer tecido que tenha sobrado da parte dos braços. Feito isso, você poderá colocar o pescoço/a cabeça no lugar. No geral, sempre sugerimos o uso de cola (ainda mais se a boneca irá receber MUITO amor de uma criança!), mas dependendo do modelo de sua boneca, se ela tiver uma espécie de "sulco" no pescoço, isso irá servir para você prender a cabeça usando um cordãozinho.

  12. Com uma linha grossa, do tipo que não arrebenta (aqui conseguimos comprar chamando de "linha pipa", mas pode ser que onde você more tenha um nome diferente. Um barbante grosso também serve.), faça pontos para franzir a a gola do corpinho bem justa ao redor do pescoço. Recomendamos você deixar o início da costura solto sem nó, com um fio longo pra fora, porque fica mais fácil depois :) Se você quer usar cola, essa é a hora - é perfeito para deixar a cabeça mais segura. Depois de ajustar bem a cabeça no lugar e de franzir a gola, não "finalize" sua costura com um nó - deixe uma ponta solta, bem longa, e uma as duas pontas de linha para fazer um nó duplo.

  13. tutorial: corpinho de boneca. fechando o corpinho no pescoço

E fim! Sua boneca está prontinha e com o corpinho renovado ♥

tutorial: corpinho de boneca. boneca pronta!

SOBRE A BONECA:

Ela chegou pra nós através de uma amiga da Enfermeira, que queria arrumar a boneca de uma sobrinha. Vocês viram o corpinho rasgado de antes, mas ela estava incrivelmente suja!

tutorial: corpinho de boneca. antes da restauração

A boneca era da marca Roma, com o corpinho de TNT. Provavelmente tinha um mecanismo de apertar na barriguinha, que não estava dentro das coisas que iríamos consertar (não mexemos com eletrônicos!). Além do corpinho, a dona da boneca pediu um vestido. Pensamos em usar um tecido bonitinho de unicórnios no campo para fazê-lo! A dona da boneca disse que a menininha que ia brincar com a boneca adorava flores, então colocamos alguns apliques de flor no vestido e no acessório de cabelo para agradar!

Para quem tem curiosidade sobre como cortamos um vestidinho (já que esse post é um tutorial!), aqui ficam as peças do vestido depois de cortadas: saia (o retângulo comprido), frente do corpo, duas peças pra fazer a parte de trás (porque fecha com velcro no meio das costas) e duas mangas fofinhas:

tutorial: corpinho de boneca. peças do vestido cortadas

A boneca pronta com seu vestidinho ficou assim:

tutorial: corpinho de boneca. boneca pronta com vestido

E é isso! A boneca volta na próxima semana para sua casa!

Esperamos que vocês aproveitem o tutorial, se tiverem mais dúvidas ou pedidos, é só falar nos comentários ♥

Até mais!

2 comentários:

  1. Oi, enfermeira!
    Adorei o post, me esclareceu algumas dúvidas. Pretendo restaurar um netinho de 20 anos, da marca Famosa.
    A bebezinha ficou fofa.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Érika!
      Espero que você consiga restaurar seu bebezinho também!

      Super abraço pra você! ♥

      Excluir

Plugin de Posts Relacionados para WordPress, Blogger...