06 março 2017

Coleção Moranguinho 80s

Olá!

Recebemos uma coleção de bonecas moranguinho, vem ver!

Ilustração Maçãzinha - Turma da Moranguinho

Ainda no final do ano passado, quando consertamos uma boneca meu bebê, a dona dessa boneca decidiu presentear o Hospital de Brinquedos com uma coleção de bonequinhas. Eram bonecas da turma da Moranguinho originais, da década de 1980, produzidas no Brasil. Acredite se quiser, elas ainda tinham o cheirinho!

A dona nos entregou as bonecas dentro de um potinho, protegido por dentro também com um tecido. Cada uma das cinco bonecas estava sentadinha, todas super bem cuidadas. Provavelmente o fato de elas estarem fechadas no potinho ajudou a manter o cheirinho de morango nos brinquedos por mais tempo ♥

pote de bonecas
pote de bonecas moranguinho

Como vocês podem ver, apenas alguns pontos dessas bonequinhas acusavam a passagem do tempo - o desbotado das roupinhas ou o estado do cabelo. Alguns acessórios (os chapéus de plástico emborrachado) aparentavam ter manchas, que eram um pouquinho grudentas.

bonequinhoa moranguinho

Moranguinho, com a roupa mais clássica e a boina estampada

 

bonequinha maçãzinha

Maçãzinha, com um chapéu em forma de maçã

 

bonequinha cafézinho

Cafezinho, na sua primeira versão

 

Boneca Uvinha

Uvinha, porque uvas são azuis (?)

 

bonequinho limãozinho

Limãozinho, o único da turma usando calças e um lenço

Embora todas bonecas sejam originais e da década de 80, é importante lembrar que a maioria dessas bonecas é uma versão exclusiva brasileira. Quando a Estrela lançou elas no Brasil, algumas mudaram de nome, outras são completamente novas. Por exemplo a "Moranguinho" é uma ótima tradução do nome original (Strawberry Shortcake = bolinho/tortinha de morango). A Uvinha é uma adaptação de nome "Blueberry Muffin", que significa muffin/bolinho de mirtilo. Quero dizer, o que é um mirtilo? Uma frutinha azul que chegou no brasil tem (relativamente) poucos anos. Assim, "Uvinha" pareceu um nome mais natural.

Já os outros... Maçãzinha, no original "Apple Dumpling" (bolinho de maçã - mas tipo aqueles bolinhos fritos, sabe?), era uma boneca bebê, e a versão brasileira é uma menininha loira da mesma idade da Moranguinho. O boneco Cafezinho foi criado aqui, com a imagem da frutinha de café num galho. A gente ainda não decidiu se essa versão do Cafezinho é menino ou menina (tem a mesma pintura de rosto e cabelo do Limãozinho, mas usa vestido e meia-calça), mas a segunda versão lançada pela estrela é uma menininha negra de cabelos cacheados e roupa laranja - beeeeem diferente desse Cafezinho aqui. A Kenner, fabricante das bonecas moranguinho nos Estados Unidos, chegou até a lançar uma bonequinha com o nome "Café Olé", mas também não se parece nada com nenhuma das nossas cafezinhos.

Por fim, o Limãozinho é o único menino do grupo. O bonequinho original se chama Huckleberry Pie, mas como "huckleberry" é uma fruta que não temos aqui e não temos tradução, acreditamos que a Estrela decidiu trocar por um nome mais fácil mesmo. Aí trocaram a frutinha também para fazer sentido ;)

Em resumo, as Moranguinhos mudaram ao longo do tempo. Depois de serem fabricadas pela Kenner (e pela Estrela no Brasil) elas passaram para a Bandai, depois para a Playmates e agora estão com a Hasbro. A própria Moranguinho teve o visual "atualizado", como vocês podem ver na imagem abaixo:

evolução do estilo da Moranguinho
fonte da imagem original: esse blog.

Qual dessas versões marcou mais sua infância?

A restauração dessa série de bonecas foi simples: além de lavar e secar as bonecas e as roupas, as peças de plástico, como os chapéus e os sapatinhos, receberam talco para remover as manchas engorduradas. Depois, removemos o talco e pronto ♥

bonequinha Uvinha e Cafezinho
Uvinha e Cafezinho tomando chá. As miniaturas da mesinha são da linha Sylvanian Families, que tem um tamanho bem interessante para fotografar com essas bonecas.

 

Boneca maçãzinha com vestidinho de boneca Kelly
Maçãzinha com a roupa trocada. Percebemos que os vestidos de Kelly / Chelsea / Melissinha servem bem nas bonecas moranguinho!

 

boneca Moranguinho com doces de morango
Detalhe da roupa da moranguinho, e ela posando com uma caixa de doce de morango. Ela é absolutamente encantadora.

 

bonequinho limãozinho turma moranguinho
Limãozinho e seu chapéu. Adoramos o sorriso bobo e cabelo bagunçado dele!

 

turma da moranguinho bonecas antigas no Brasil

 

A parte mais trabalhosa - e mais divertida, sinceramente, foi a hora de fotografar todos os bonequinhos depois de prontos ♥ estamos muito felizes por termos recebido esse presentão! Depois de mexer tanto com essa miniatura, estamos cogitando a ideia de comprar uma boneca dessas em estado menos do que bom para customizar completamente. Pode sair algo interessante disso!

Obrigada por ter nos acompanhado até aqui. Nos vemos no próximo post!

THANKS - strawberry shortcake - Muito Obrigada!

10 comentários:

  1. Lindas! Tenho vontade de ter algumas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Dá vontade de ter várias Moranguinhos mesmo né ♥

      Excluir
  2. aaah que lindas!! uma amiga da minha mãe tinha essas bonecas e eu gostava tanto de brincar com elas ;-; como elas são lindas e fofas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwnn ♥ é tão bom quando os outros emprestam os brinquedos né, hehe ^__^
      Tambpem achamos elas a coisa mais linda e fofinha do mundo!

      Excluir
  3. Ressuscitei minhas moranguinhos e acabei comprando as últimas 3 que a Estrela relançou agora por último. Muito legal sua iniciativa com esse blog, tinha perdido o contato com meus brinquedos, ainda bem que a minha avó guardou algumas bonecas e estou feliz da vida montando minha turma de bonequinhas novamente! Onde vc mora, gostaria de dar um trato nelas e na minha barbie e xuxa anos 80. Obrigada, abraços! Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que COISA BOA que você aproveitou o relançamento da Moranguinho pra cuidar da sua coleção!
      Adoraria ver como suas bonequinhas estão :)
      Manda um email pra enfermeira@dollhospital.com.br, assim podemos passar um orçamento pra cuidar de suas moranguinhos e outras bonecas.
      O Doll Hospital fica em Porto Alegre, RS.

      beijinhos, obrigada pelo contato! ♥

      Excluir
  4. e aí, o q foram feitas delas? venderam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana!
      Elas foram dadas de presente pra Enfermeira, são parte da coleção permanente do Doll Hospital agora ♥

      Excluir
  5. Eu quero compra essa Catálogo Boneca Moranguinho da Estrela
    Você tem WhatsApp?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Nós não temos nenhum catálogo à venda, desculpe :)
      Você pode procurar no mercado livre e nos grupos de colecionadores no facebook, se quiser!

      beijinhos

      Excluir
Plugin de Posts Relacionados para WordPress, Blogger...