25 julho 2022

Cenário em papel para bonecas

Olá!

Hoje vamos mostrar o processo de criação de um cenário, vem com a gente!

Post sobre cenários de papel em miniatura

Muitas pessoas que tem bonecas gostam de ter um espacinho legal para fotografá-las. Claro, muitas vezes um fundo colorido já fica lindo - vocês já tentaram usar placas de E.V.A. com glitter? Essa é uma dica que a Luly do Pastel Cubes já nos deu e fizemos algumas vezes! Esse exemplo abaixo foi tirado na casa da nossa amiga GeeDolls alguns anos atrás:

miniatura Shopkins Lil'Secrets com fundo de E.V.A. de glitter

O E.V.A. com glitter fica com esse efeito brilhante e desfocado, dando destaque pra miniatura ao centro!

Porém, outro tipo de espaço muito show para fotografar bonecas são dioramas ou cenários - ou seja, um mundinho ou casinha em miniatura na proporção certa para sua boneca ficar perfeita. As imagens a seguir foram retiradas da lojinha do Etsy de uma artesã argentina, a MoonchildSilverdream. Ela é absolutamente fantástica, uma inspiração!

cenário para bonecas

Esse cenário mais raso, dentro de uma caixinha só, fica bom para bonecas 1/6 mas ainda melhor para bonecas menores. Clique na imagem para visitar o produto na loja.

cenário para bonecas

Já esse cenário é maior: 35cm x 35 x 35cm, e aberto em cima. Com essas cores verdes, detalhes em madeira e tantos florais, fica numa estética meio cottagecore super fofa!

cozinha de boneca em miniatura

E essa cozinha fofíssima com PÃEZINHOS em miniatura?? 💖 As cores desse são super alegres!

Depois da inspiração, veio a ação ;) começamos com a base: uma caixa! A que pegamos veio com um conjunto de pratos. Os papéis de presente encontramos num bazar por 0,55€ cada.

caixa de papelão e papéis de presente

A Enfermeira estava em dúvida se a caixa ia servir melhor para uma boneca 1/6 ou para uma Moranguinho. Bom, nada melhor que comparar os tamanhos nesse caso para tomar a melhor decisão:

boneca Blythe e boneca Moranguinho comparando com a caixa para o cenário

Como a caixa era meio pequena na largura e muito profunda, não ia dar pra fazer um cenário como o primeiro que mostramos, então optamos por algo pra Moranguinho. Começamos usando os papéis de presente para criar um chão e paredes interessantes:

cenário em papel usando papel de presente

O mais comum que vimos em outros cenários é usar um floral bem miúdo nas paredes, e cores mais cinzentas ou de madeira para o chão. Como nós encontramos esses papéis de presente, tentamos seguir usando essas cores como base: rosa, branco, preto e cinza.

Por sorte, uma das embalagens que nós queríamos reciclar já era bem apropriada: uma caixinha de chocolates em papel preto ficou perfeita como estante. Daí começamos a montar nosso primeiro sofá usando papelão:

bonecas moranguinho em cenário de papelão

Já se parece um bocadinho com uma sala de estar!

PORÉM, o sofá se mostrou problemático: além do shape meio feioso e de ser meio molenga, quando tentamos cobrir com tinta branca, ele absorvia toda a tinta...e continuava com essa cor de papelão cru :( Claro, isso também é problema da tinta, mas fomos atrás de alguns tutoriais para fazer sofá e gostaríamos de compartilhar alguns com vocês:

O que todos esses tutoriais de lindos sofás tem em comum? O uso de caixinhas já prontas (de sabonete, remédio, qualquer coisa) e tecido. Como nós estávamos sem tecidos grandes para cobrir as caixinhas, tivemos que improvisar com papel...

Nossos tecidos são quase todos pequenininhos, então tentamos usar eles de forma a deixar a casa mais "cheia": com almofadas e cortinas! Almofada é um negócio maravilhosamente fácil de fazer, você só precisa de um retângulo de tecido, dobrar com os lados de fora do tecido pra dentro, costurar 2 laterais, desvirar, colocar algum recheio na almofada e fechar a costura. Dá pra rechear com algodão, com manta acrílica ou mesmo com retalhinhos de outros tecidos que você tenha sobrando por aí!

Nossos improvisos resultaram nesse cenáriozinho aqui:

cenário de boneca usando papéis e materiais reciclados

Ele não é nem de perto perfeito como os dos exemplos, mas serve principalmente para mostrar que é possível fazer fofuras dessas em casa com materiais improvisados!

cenário em papel para bonecas

Ter quadros nas paredes (além da janela com cortinas) também ajudou a preencher mais o ambiente.

cenário para boneca moranguinho

O GameBoy genérico era uma caixinha de chiclete, que era temática de videogame mesmo.

cenário com uma boneca moranguinho

Idealmente essa estante deveria ficar cheia de livros! Por enquanto colocamos essas miniaturas de Hello Kitty e outros gatinhos, mais uns "compacts de Polly Pocket" feitos à mão.

Bonecas moranguinho num cenário de casinha

As miniaturas de comidinha que temos são de Sylvanian Families, e o bule de chá talvez seja de Barbie.

Como dá pra ver, as coisas não estão fixas no cenário - dá pra mudar os móveis de lugar quantas vezes quiser, e talvez eventualmente até fazer uma caminha para dormir, ou um sofá maior que caibam duas Moranguinhos por exemplo. Ter esse tipo de opção torna tudo muito mais versátil pra fotografar :)

fotografando um cenário com bonecas moranguinho

Ainda tem muito a ser melhorado para interações futuras, mas por hoje é isso!

Além de mostrar o que fizemos, queríamos também compartilhar mais esse tutorial para fazer livros em miniatura para bonecas e também essa outra artista que faz dioramas super lindos: a Nerea Pozo! Se você puder indicar mais pessoas que façam cenários lindos assim, por favor deixe nos comentários que nós queremos ir adicionando nessa publicação :)

Beijinhos e até mais

6 comentários:

  1. Que adorável que ficou este cenário! Foi muito interessante acompanhar o processo nas fotos e ver o resultado maravilhoso. Parabéns! ❤❤❤

    ResponderExcluir
  2. Ai que amoooor ficou o cenário! Obrigada por me mencionar <3. E adorei as dicas de poder comprar em sites as peças mini para deixar o cenário mais rico, muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço sempre questão de mencionar as amigas criativas que fazem coisas lindas :3 obrigada pelo comentário, amada! saudades de ti!

      Excluir
  3. que casinha fofa !! ficou uma gracinha ♡
    sempre amei miniaturas e casinhas, acho muito satisfatório ver os mini ambientes sendo "usados" pelas bonequinhas que os habitam.
    aliás, adorei as lojas que mencionou no post .. que sonho !!

    tem uma marca japonesa de miniaturas que é bem conhecida, "re-ment", que eu sou completamente apaixonada ♡
    queria tanto que fosse exportada pra outros países, porque comprar diretamente do japão dói o bolso ꒰ ु ´̥̥̥ ᵔ `̥̥̥ ू ꒱

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadinha! Eu também acho ótimo ver (e fotografar) bonequinhas variadas usando os cenários, parece que encaixa tão bem, né?
      Eu fiz um post sobre re-ment muitos anos atrás, também queria que tivesse mais exportação dessa marca! O pouquinho que eu tenho deles ou eu trouxe do Jp (na vez que eu viajei) ou comprei usadinho de outras amigas.

      Excluir

Plugin de Posts Relacionados para WordPress, Blogger...