30 janeiro 2022

Um vestido para a Usakumya

Olá!

Hoje temos um bichinho de pelúcia que quis ganhar um vestido!

Vestido para pelúcia Usakumya

A paciente de hoje é um bichinho que veio do Japão para chegar a Portugal. O personagem "Usakumya" é um ursinho que queria virar um coelho! Ele é criação da marca "Baby the Stars Shine Bright", uma famosíssima marca japonesa de moda Lolita.

ilustração dos ursinhos Usakumya e Kumakumya
Ursinhos "Usakumya" (na direita) e "Kumakumya" (na esquerda), ilustração encontrada no blog Ephemeral Lace

A marca que criou esse bichinho conta a seguinte história sobre ele:

Lá no fundo da floresta, numa terra muito distante, morava um ursinho muito estiloso. Numa tarde ensolarada, o ursinho viu em um coelho com orelhas muito compridas. Naquele momento, seu coração foi roubado por aquelas orelhinhas adoráveis! O ursinho só queria ter um par de orelhinhas iguais para ele. Pensando que ele também poderia ter orelhas compridas, o ursinho sentou na frente do espelho e começou a puxar suas orelhas até que elas ficassem vermelhas, doendo. O ursinho chorou e chorou todos os dias porque suas orelhinhas continuavam as mesmas.

Um dia, o ursinho viu uma adorável garota usando roupas da BABY. Ela escutou a história do início até o fim, e decidiu realizar o desejo do pequeno ursinho! Como num passe de mágica, a menina presenteou o ursinho com um lindo bonnet com orelhinhas de coelho. O ursinho colocou o bonnet em sua cabeça e se olhou no espelho. De repente, as lágrimas pararam. O ursinho se parecia exatamente com um coelhinho de olhos vermelhos (de tanto chorar) e com longas orelhas macias no topo da cabeça.

A garota exclamou "Que fofo ficou!!!" e continuou: "Lá de onde eu venho, nós chamamos ursos de 'Kumya'. A partir de agora, você será conhecido como Usakumya-chan."

O ursinho ficou tão feliz que ele viajou para Candyland, o lugar onde a garota morava. Todo mundo lá usa roupas bonitas da BABY, e tudo lá é bonito e doce. Usakumya-chan e a garota passaram muitos dias cheios de diversão juntos lá em Candyland.

(Tradução do inglês para o Português feita pela Enfermeira, e do Japonês para o inglês pela dona do tumblr LolitaHime)

Claro que a marca simplesmente criou uma história fofa pra promover seu mascote, mas uma coisa adorável é o jogo de palavras: em japonês, urso se fala "kuma" e coelho se fala "usagi", então chamar o ursinho de "usakumya" é basicamente chamar ele de "ursocoelhinho" :) Isso também deu a ideia para a marca futuramente criar outros ursinhos "disfarçados": o Kumakumya (urso com orelhinhas de urso, que aparece lá em cima), o Nekokumya, que tem orelhinhas de gato (neko) e até mesmo um Pandakumya, que é um urso panda usando capuz de urso panda (????).

No caso do nosso bichinho de pelúcia que a Enfermeira comprou, ele é realmente um ursinho com um capuz (bonnet) de orelhas de coelho, no mesmo material que o corpo. Escolhemos um branquinho para se parecer com o Usakumya em miniatura que a Enfermeira mostrou nesse post de roupinha lolita aqui. Sem o "capuz" dá para ver que é mesmo um ursinho:

Ursinho Usakumya sem o capuz

Para fazer um vestidinho para esse bichinho, procuramos um tecido mais encorpado e rendas de algodão. Precisava ser vermelho, já que os lacinhos dele são dessa cor. Acabamos achando o tecido perfeito em um brechó!

bichinho de pelúcia e blusinha infantil vermelha de brechó

O brechó se chama Humana, e tem várias unidades no Porto (onde moramos), em Lisboa e também em outros países aqui da Europa! É legal pegar algumas coisas assim em brechó porque custa muito mais barato do que comprar metros de tecido que não vão ser inteiramente usados. O mais trabalhoso no nosso caso foi saber onde cortar a blusinha infantil para se costurar o mínimo possível a mão - não só pela preguiça, hehehe, mas como não temos máquina de costura, é bem mais difícil fazer um bom acabamento só na agulha quando se trabalha com essa malha tipo moletonzinho.

muitos fios e etiqueta sobram ao desmanchar uma peça de roupa

Decidimos aproveitar a barra de baixo que tinha um acabamento bonito e as mangas bufantes, que já eram praticamente do tamanho desse ursinho. Com um pouco de costuras e muita renda, o vestidinho logo ficou pronto:

vestidinho feito a partir de blusa de criança

Essas fitas de veludo sobre as rendinhas brancas estavam na própria blusinha, escondidas na gola! Achamos que foi um bom jeito de reutilizar o material que já estava ali :)

ursinho de pelúcia usando vestidinho visto de frente

Essa marca realmente faz vestidos para esses ursinhos de pelúcia/bolsas, e a nossa versão improvisada ficou bem semelhante.

ursinho de pelúcia usando vestidinho visto de costas

Achamos charmoso deixar esse bordado escrito "Stars" na parte de trás porque é como se fosse uma pequena homenagem à marca do ursinho, Baby The Stars Shine Bright.

Depois dessa odisseia de costurinha em miniatura, descobrimos que outras donas desses ursinhos também fazem roupas fofas para ele. Esperamos um dia fazer mais roupinhas dessas, de repente para combinar com outras roupas lolita da Enfermeira? Quem sabe...

Para quem quer saber mais (em inglês), aqui temos uma evolução do Usakumya e produtos relacionados, um vídeo de como melhorar a aparência do seu ursinho se ele já está mais velhinho e amassado (serve para qualquer urso de pelúcia, na verdade!), um guia de como comprar um usakumya desses, uma lojinha no etsy que vende moldes de vestidinho e três contas de Instagram desses bichinhos fofos: a @usakumya.chan, a @Agatha Kumya (uma nekokumya) e a @KumaKumya.chan.

Por hoje é isso, queremos demorar um pouco menos para publicar os próximos posts aqui no blog ;) vamos ver se a vida colabora!

Beijinhos e até a próxima! ♥

monte de ursinhos fofos usakumya de pelúcia

foto desse twitter fofo

4 comentários:

  1. Meudeus que lindo que ficou o vestido!!! Achei que era original quando vi a primeira vez! Ficou incrivel miga, parabéns! 💖💖💖💖💖💖💖💖

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh obrigada sua linda, esse é um baita elogio!!
      Ainda quero fazer twin dessa Usakumya com o vestido que encomendei de um atelier brasileiro, acho que vai ficar super fofo!

      Excluir
  2. Que gracinhaa!! Nossa, ficou um xuxuzinho com as roupas novas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh obrigada Laura lindaaaaa!!!

      Aliás, coisa boa ver seu blog ativo *--* adoro suas ilustrações e o jeito que tu escreve!

      Excluir

Plugin de Posts Relacionados para WordPress, Blogger...