29 de julho de 2019

Videogame surpresa: Sega Pico

Olá!

Hoje temos um eletrônico aqui no blog! Será possível??

Videogame Pico, da Sega

Faz um tempinho que resgatamos um grande e curioso videogame infantil na casa de uma amiga, o PICO, da Sega. Olhem como era essa gracinha na época:

videogame Sega Pico com a caixinha na propaganda dos anos 90

Foto tirada do site Bojogá. Eles escreveram uma matéria super completa sobre o Pico!

Ele foi lançado no Brasil em 1994 e era fabricado pela TecToy. É o irmãozinho criança do MegaDrive, e talvez justamente por ter sido lançado na época do reino do MegaDrive e do Super Nintendo, não chegou a fazer tanto sucesso no Brasil. Mas foi um estouro no Japão, sendo produzido até 2005! Ele também foi um dos primeiros precursores dos laptops infantis, embora precisasse estar conectado numa TV para funcionar. Pense bem, ter um NOTEBOOK nos anos 90 era muito símbolo de status. Mas ter ele sendo CRIANÇA era ainda mais épico ainda!

O console que encontramos na casa dessa querida amiga estava só com o "computadorzinho", sem cabos que a gente pudesse usar para testar, e apenas com um cartucho. As entradas para energia e para vídeo são bem diferentes:

Videogame Sega Pico antigo e entradas de energia e saída de TV

Justamente por não ter feito tanto sucesso nos anos 90, não deu pra encontrar os cabos nas lojinhas de usados da cidade, que normalmente só tem peças do Super Nintendo e do primeiro Playstation. Daí tivemos que partir para os meios da internet, e fomos em busca dos cabos lá no Mercado Livre. Demos sorte, os cabos chegaram em uma semana e o videogame LIGOU!

jogo do Pooh no Sega Pico

Nessa página de jogo, o Poof (ou Puff, na grafia "traduzida" da época) precisava pegar um balão vermelho, voar para cima desviando das abelhas, entrar no buraco da árvore e coletar porções de mel dentro da colméia.

Essa amiga e a Enfermeira brincavam muito nesse videogamezinho quando eram pequenas, então digamos que foi um misto de susto e felicidade ver esse equipamento com mais de vinte anos funcionando bem. Repare que ele tem uma espécie de "touchpad", como se fosse um tablet, e a caneta para servir de cursor ou "mouse" na tela. Sente a tecnologia!!! O cartucho é DE VERDADE como era no Mega Drive, também!

cartucho do Pico, com entradas de pinos

O que mais nos chamou atenção nesse videogame, sinceramente, é o cartucho: Além de ser uma mídia física de encaixar, ele ainda tem o formato de livrinho, e cada vez que você vira as páginas, o videogame troca a cena do jogo, graças ao sensor super pequenininho em formato de furos, no canto direito. A última página do livrinho ainda tem um sensor, que apertando com a caneta, ela faz funções mostradas na tela da TV.

jogo de colorir do ursinho Puff/Pooh no Sega Pico

Aqui a gente foi fazer um teste e deixou o ursinho Pooh com cor de brigadeiro!

Tem muitas, muitas coisas nesse videogame que nos deixaram feliz. Como já falamos em outros momentos, nós não consertamos eletrônicos, mas ajudamos a achar as peças que faltam. Nesse caso, juntamos as peças certas para devolver o videogame para aquela amiga querida, no dia do seu aniversário!

amiga com caixa do Pico no aniversário

Feliz aniversário, musa do dia 26/07!

Estamos esperando o cartucho novo chegar (será um da Hello Kitty!), se tudo der certo, além dessa amiga poder se divertir lembrando da infância, agora a filhinha dela poderá aprender a brincar também. ♡♡♡

Vamos parar de escrever por aqui senão a Enfermeira se emociona e chora de novo ♥ hahahaha. Se quiser ler mais sobre o Pico, recomendamos esse post em inglês com ótimas fotos, e essa lista visual de vários dos jogos feitos para esse console da Sega. Obrigada por terem nos acompanhado! Beijos e até mais!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Plugin de Posts Relacionados para WordPress, Blogger...