27 dezembro 2013

Polly Pocket: Antes da Mattel

Olá!
Temos aqui hoje brinquedo em perfeitas condições que a Enfermeira adotou recentemente. Ela se (re)apaixonou tanto pela coisa que fez questão de publicar alguns parágrafos de pesquisa aqui. Mas antes, vamos às fotos.AVISO: SEREIAS!


Polly Pocket antiga - livro das sereias

Um livro com uma fechadura dourada e algumas estrelas-do-mar comestíveis

Polly Pocket antiga - livro das sereias aberto
Livro aberto

Polly Pocket antiga iluminada
E o brinquedo acende luzinhas~!
--------
Brinquedos que são uma caixinha compacta e fechada e viram um pequeno mundinho em miniatura. Essa era a proposta da Bluebird ao produzir a Polly Pocket e o Mighty Max (sim, o brinquedo tinha uma versão masculina também). A brincadeira começou em 1983 quando Chris Wiggs criou uma casinha de bonecas dentro de uma caixa de pó compacto, um presente para sua pequena filha. A companhia inglesa Bluebird licenciou essa idéia e passou a produzir e criar os novos brinquedos a partir de 1989.
Pelo fato de a empresa Bluebird não existir mais, alguns sites como o Only Polly Pocket (em inglês) se dedicaram a catalogar todos os lançamentos por ano, com informações detalhadas e fotos. Esse site também possui uma lojinha virtual (alguns conjuntos aqui saem mais em conta do que comprando pelo e-bay!). Um outro blog publicou também um post saudoso (em inglês) sobre essas pequenas Polly Pocket... Encontraram até o vídeo de uma propaganda de 1994, que provavelmente não passou no Brasil mas dá uma idéia melhor de quão mínimas eram essas bonequinhas:
Não tenho certeza de o quanto esses brinquedos fizeram sucesso no Brasil, mas sei que eles se tornaram mais conhecidos a partir dos anos 2000 quando a Mattel comprou a Bluebird Toys e as bonecas receberam um redesign, ficando com cerca de 10cm de altura, mil roupinhas e um eventual 'cenário' que certamente não era mais de tamanho 'pocket'. Atualmente, as bonecas estão já numa terceira fase, com cabeça e pés maiores.
Quem aí teve ou ainda tem uma Polly Pocket das antigas? Deixe um comentário e diga como era! Esperamos que tenham gostado do post, até mais! E um feliz 2014 para vocês ♥

6 comentários:

  1. NOSSA! A propaganda! que coisa mais doida!
    você conseguiu achar isso! waw *-*
    Nunca tive uma polly...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A propaganda é mesmo uma gracinha, né? Só me lembro de ter passado algo assim das Polly Pocket aqui no Brasil lá por 99~2000, quando as últimas bonequinhas-mini estavam à venda. Pouco tempo depois a Mattel já estava lançando as Pollys de 10 cm...
      A Enfermeira ainda comenta também que não teve pollys nessa época, mas adorava as das amigas, então já estava valendo ♥

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada! Encantador, né? Esperamos conseguir mais raridades dessas para mostrar no Doll Hospital, e colocá-las eventualmente para a doação (na improbabilidade de a Enfermeira não querer adotar ela mesma XD )

      Excluir
  3. Minha sobrinha tem 10 anos e ama miniaturas. Ganhou uma polly pocket de coração de 1986 (pelo que pude pesquisar ) agora ela quer mais. E tá difícil de achar ... Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana!
      As polly pockets bem miniatura, como essas do post, foram lançadas a partir de 1989. Nós já compramos algumas no Mercado livre (pesquisando por "polly pocket antiga"), mas no eBay e no Amazon (pesquisando por "polly pocket compact" ou "polly pocket bluebird") é mais fácil de achar e algumas vezes é até mais barato, vindo inclusive com bonequinhos.
      Boa sorte com as compras ♥♥♥

      Excluir
Plugin de Posts Relacionados para WordPress, Blogger...