24 dezembro 2013

Perfume Lilás

Olá!

O post de hoje é sobre uma boneca bastante especial. Não é velha o suficiente para ser raridade, e embora tenha sido bem cuidada pela Enfermeira enquanto ainda era pequena, precisava de reparos depois de tanto tempo. A marca? Estrela.

E é uma Susi!

ilustração Susi lilás



A Susi Perfuminho (acredito que "Susi Perfume Divertido" é o nome oficial) foi lançada entre 1999 e 2000 e vinha em 3 cores: uma morena com vestido cor-de-rosa, uma loira com vestido lilás e uma ruiva com vestido verde. Não foi encontrado o valor de lançamento, mas apenas encontrei um único vendedor no mercado livre que finalizou uma oferta da boneca na sua versão ruiva, ainda na caixa e com todos os acessórios, por R$169.

(Tenho certeza que na época o preço era bem inferior a esse, caso contrário a Enfermeira provavelmente não teria uma.)

De qualquer forma, aqui vai uma imagem salva para a posteridade, já que não existe nenhuma espécie de documentação sobre Susis antigas como acontece com as bonecas Barbie.

Boneca Susi Perfume Divertido Ruiva

Imagem original do Mercado Livre

Vamos à restauração: essa Susi tinha as mãos manchadas por um tecido que soltava fiapos, pois passou um longo tempo com um vestido que não era o original. Uma das pernas tinha manchas de tinta. O vestido original, por sua vez, estava rasgado e descosturado em vários pontos.

Perna da Susi com manchas
Vestido da Susi descosturado
costuras feitas por uma criança há muito tempo

A limpeza foi relativamente simples, só exigiu um pouco de água e sabão; e aplicações de removedor de esmalte / acetona nas manchas mais resistentes

Susi tomando banho!
Infelizmente, a coloração azulada das mãos não sumiu completamente, ainda é um pouco perceptível. Provavelmente precisaria de mais tempo/mais aplicações de removedor de esmalte para que a cor se vá por completo. As demais manchas saíram todas.

O vestido lilás teve seus pontos refeitos, e o cinto de flores foi reforçado e recolocado no lugar usando cola de tecido. Os acessórios (bolsa, perfuminho e sapatos) foram limpos com o auxílio de um cotonete. Os cabelos da Susi só precisavam ser escovados (felizmente eles foram mantidos intactos ao longo dos anos). A novidade para essa boneca? Um novo vestido:

Susi com um novo vestido costurado à mão
Vestido costurado à mão
Susi, acessórios originais e vestido novo
Os acessórios originais da boneca (perfuminho, escova e bolsinha) agora em perfeitas condições

Como os sapatos eram na cor lilás, achamos uma boa idéia manter o esquema de cores, já que a nova Susi tem pés completamente diferentes e é bem difícil encontrar sapatos antigos dessa boneca para vender. Para fazer o vestido, a enfermeira se baseou em um tutorial bem simples encontrado no My Froggy Stuff. É em inglês, mas é completamente filmado e explicado com imagens, e para quem não tem muita experiência em costura (caso da enfermeira!) é uma ótima base.

É isso, esperamos que tenham gostado! Boas festas, até logo!! ♥

15 comentários:

  1. QUE LINDO! Suzy, bons tempos quando todo mundo falava "barbie e suzy" ninguém lembra da suzy mais! D:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Susi / Suzi / Suzy ♥ teve mesmo um tempo no qual as duas eram igualmente legais, hahahah.
      Muito obrigada!!

      Excluir
  2. Que amor que ficou *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Ficamos felizes que você tenha gostado!

      Excluir
  3. own que amor que ela ficou <3!

    ResponderExcluir
  4. Que cabelo perfeito, geez! Lembra dos frisadores, pra deixar o cabelo assim? xD De Susi eu só tive...uma cabeça! 8D era uma cabeça de Susi que eu não sei de onde veio e eu taquei num corpo de Barbie aiudhasiudhasudh
    p.s.: banheira fofa <3
    p.s.2: adoro teus desenhos nos posts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Esse cabelo ter se mantido decente por tantos anos é quase um milagre inexplicável. Lembro sim dos frisadores, acredito que tinha tanto para bonecas Barbie quanto para as crianças, era uma graça!
      Uma susi em corpo de barbie é praticamente como as susis novas / de agora são, mas a sua tinha a vantagem de ter o rostinho maior, os olhos de vidro bonitos e os cílios, imagino eu :]
      A banheira originalmente veio com alguns produtos cosméticos dentro, mas casualmente tem o tamanho ideal para comportar bonecas de até 30 cm. Provavelmente uma Pullip ia ficar ainda mais adorável tomando banho nela.
      (Estes são agradecimentos pessoais da Enfermeira: ela adora poder ilustrar os posts com algo além de fotos, então os elogios a deixaram especialmente feliz ♥ obrigada novamente!)

      Excluir
  5. Ficou muito linda! Deixe eu comentar, eu quero um vestido desse para mim! Gostei muito, e é tão bonito ver como você se empenha em deixar as bonecas tão bonitas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio! Nós realmente gostamos de deixar as bonecas e brinquedos que recebemos o mais bonitinhos e interessantes o possível.

      Tecido floral como esse é fácil de achar na maior parte das lojas de tecidos, provavelmente não vai ser difícil de você costurar um parecido caso consiga um floral lilás assim :]

      Excluir
  6. Boa noite gostei da sua coleção, mas me diga uma coisa: VC já teve ou tem alguma Susi edição e o tchan ( selva ou Havaí) 1998 e 1999 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alex, tudo bem?
      a Susi Havaí é uma das que eu gostaria de conseguir, ela era bem bontinha. Quem provavelmente tem é a Ana Caldatto (http://anacaldatto.blogspot.com.br/search/label/Boneca%20SUSI) - ela tem muitas, MUITAS Susis lindas.

      Excluir
  7. amo a susi e meu sonho é que a estrela relança ela de novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A estrela recentemente relançou a Susi, porém o modelo e aqui com pernas mais longas e corpinho mais magro...

      Excluir
    2. Verdade, a Estrela relançou a Susi em 2008 com esse novo modelo de rosto, e corpinho mais magro e pernas mais longas...
      Contudo, essa boneca também foi descontinuada :(
      Não encontrei mais em nenhuma loja de brinquedos ou de departamentos, nem hipermercados aqui em Porto Alegre. Os vendedores todos dizem que não recebem mais nenhum produto da Susi faz tempo...

      Excluir
Plugin de Posts Relacionados para WordPress, Blogger...