31 outubro 2013

Pobre Barbie!

Olá!

Andei falando do meu projeto com alguns amigos e parentes, mesmo que timidamente, e contei com a simpatia e colaboração de alguns. Uma dessas colaborações foi uma Barbie que supomos ser de algum ponto do final dos anos 80 ou início dos 90, pelo estilo do cabelo, pelos pulsos flexíveis e pelo fato de a boneca ter sido fabricada pela Estrela SA (para ter uma idéia, a Barbie já é produzida/importada pela Mattel fazem pelo menos 17 anos).

Porém, o estado da boneca era realmente deprimente.

boneca Barbie quebrada

Uma boneca partida em 5 pedaços dá quantos anos de azar?
várias pernas de barbie

Pernas extras. Felizmente todas formam pares certinhos

 

As pernas extras foram guardadas. Como eu provavelmente vou conseguir mais algumas bonecas antigas dessa mesma dona, é provável que eu encontre barbies que precisam exatamente dessas pernas. Já a limpeza em si da boneca não teve muito mistério, além de água e sabão no corpo e um bom condicionador nos cabelos, foi usado um pouco de acetona para remover algumas manchas. O mais difícil foram as manchas no rosto, já que qualquer movimento descuidado e a pintura do rosto (olhos e maquiagem) poderiam desbotar ou ser simplesmente apagada.

Aproveitando a noção da época em que essa Barbie foi lançada, peguei a vibe anos 80 mais doce possível: Fairy Kei. Encontrei dicas e inspiração nesse blog aqui e acho que o resultado se encontra perto do estilo mesmo. Busquei usar a referências mais comuns: cores pastéis, saias de tule, personagens de desenho e algumas cores mais vibrantes para contrastar. Foi uma pena não conseguir nenhum tipo de meia para ajudar no visual.

Barbie com novas roupinhas!

É tão açucarado!


Close up dos sapatinhos

Foi especialmente difícil conseguir sapatos para a Barbie. Depois de procurar em todas as lojas de brinquedos, centrinho comercial e camelô, encontrei uma espécie de kit com pares de sapatos e acessórios oficiais da Mattel à venda no supermercado (???). Fiquei impressionada com o fato de não existir nenhuma versão "genérica" desses acessórios - a não ser que eu compre um lote de 200 sapatinhos direto da China.


laços sobre laços e acessórios fofos
Laços sobre laços, para ficar bem mágico.

Por hoje é isso! Ainda não sabemos se a boneca voltará à antiga dona ou se será doada, mas por enquanto ajudará a cuidar das outros brinquedos e dolls no Doll Hospital Project. Até mais!

30 comentários:

  1. Own que amooooor que ela ficou! E sim, acho que ela mais pra inicio dos anos 80, pelo que observei nas barbies as com rosto mais quadradinho como essa é mais de 82/84 mas posso estar enganada!
    Obrigada por usar meu blog para ajudar na transformação dessa lindinha <333.
    xoxo
    Luly~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Luly! Eu realmente não consegui descobrir a idade dessa Barbie, de repente se eu soubesse com quais roupinhas ela vinha na época, talvez eu poderia descobrir o modelo ou ano de lançamento... Mas acho que 82/84 é um chute melhor que o que eu dei originalmente no post ;)
      Eu gosto muito do teu blog, embora nunca tenha tentado seguir o estilo. Se mais algum brinquedo vier a ter um remake Fairy-kei, vou ter o prazer de citar o Pastel Cubes novamente ♥
      beijinhos!

      Excluir
  2. Ai que linda!! Heidi, você tem um talento incrível!
    Agora ela pode ser a enfermeira auxiliar o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada! ♥
      Eu realmente já pensei em fazer um uniformezinho de enfermeira-auxiliar para essa Barbie, acho que ia ser uma gracinha, hahahaha.

      (SPOILER: vai acontecer daqui a alguns posts. eu acho.)

      Excluir
  3. Que lindona! Nossa queria poder ter esse talento *O*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Carol!
      Acho que é mais uma combinação de amor com algo que se aprende mesmo ;) mas fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  4. Nossa ela ficou muito fofa!!! E quanto as meias, é bem facil você mesma fazer~ Compra essas meias de seda em casas de artesanato, é fácil de costurar com máquina simples (até eu consegui, então é por que é easy ;))
    Ultimamente essas lojas não estão mais vendendo itens de bonecas em separado né? antigamente a gente encontrava vários sapatos de boneca facilmente por aqui...
    Parabéns pelo trabalho, ela ficou linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me lembro de ter visto meias assim para vender nas lojinhas de artesanato em que eu fui, mas pode ter sido porque não procurei especificamente por elas... Eu também teria que ver como faria para pintá-las (porque seria tão adequado ter meias bem pastel!) mas acho que tinha de tecido comum resolveria.
      Eu sempre achei que era mais fácil mesmo encontrar sapatos / roupinhas separados, de repente as várias marcas de brinquedo decidiram que era mais lucrativo vender várias bonecas??

      Enfim, muito obrigada! ♥

      Excluir
  5. Coitadinha, até decapitada estava! Ficou lindona, amei a roupinha. Antigamente tinha pacote de sapatinho até no 1.99, né? Já tentou no ebay? Tem lotes, a partir de 10 pares de sapatinhos, com preços variados e normalmente shipping free, só não dá pra escolher o que vem, mas o tamanho acho q é padrão pé de Barbie :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo uma pena receber a Barbie em um estado tão crítico, mas a dona já recebeu a boneca de volta e ficou muito feliz ♥ Não temos certeza se havia sapatos de boneca para vender avulsos há tempos atrás (a Enfermeira jura que não se lembra), mas o Hospital vai comprar um lote de sapatinhos assim em breve (e no Mercado Livre, para demorar menos tempo, já que os produtos não vão vir do exterior) já que ainda tem uma porção de bonecas para restaurar pela frente ;)
      Geralmente o tamanho é o padrão de barbie mesmo, não é à toa que várias companhias de brinquedo acabaram optando por fazer os pés com tamanho parecido ou praticamente igual ao da Barbie.
      Obrigada pelos elogios e pela dica! ♥

      Excluir
  6. Olá meu anjo! Belo trabalho na recuperação da menina. Pelo que pude ver pelas fotos, essa Barbie é uma Glamour, da coleção de 1988 lançada pela Estrela. Eu tenho uma desde menina, e ela conseguiu chegar inteira aos dias de hoje. Você pode ver a foto para referência nesse link:
    http://www.flickr.com/photos/sand_cavalcante/10282006913/in/set-72157627985876269/
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Obrigada pela dica, eu realmente não imaginava que fosse esse o modelo da Barbie. Achei as maquiagens um pouco diferentes, mas pode ser por conta do estado ruim que essa consertada pelo Hospital estava... Ver a sua inteirinha e em perfeito estado é muito bom! Ela é muito bonita mesmo :]
    Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  8. MEU DEUS, ficou linda!!!!!! Parabéns pelo ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ana! ♥ Achamos que usar uma moda temática, bem diferente, ia ajudar a deixar essa Barbie mais bonita. Obrigada de novo!

      Excluir
  9. No Mercado Livre você encontra sapato para Barbie genérico e não são caros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é bem mais barato comprar os genéricos no mercado livre. Pretendemos comprar um lote de sapatinhos em breve :)

      Excluir
  10. Como faço para restaurar a make do olhos e boca das minhas barbies antigas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a make da barbie é só pintada (não tem cílios colados, por exemplo), o único jeito é pintando novamente.
      Não temos tutoriais disso ainda, mas procurando "Barbie doll repaint" no google dá pra ter um monte de inspiração e certamente algumas instruções também.
      Espero ter ajudado! beijinhos ^^

      Excluir
  11. Nossa, fiquei encantada com essa estória!. Eu tenho uma Barbie do final dos anos 80, já não sei mais o que fazer para recupera-la.Toda a pintura do rosto se desfez, falta a perna esquerda, e a direita está danificada. Se alguém puder me ajudar, ou orientar fico muito grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz que você gostou da restauração!
      Pela descrição que você deu, tem como recuperar sim!
      Pedimos que você nos mande um email para enfermeira@dollhospital.com.br com fotos da sua boneca, aí podemos passar o orçamento para a restauração e os dados para envio ♥
      beijinhos, aguardamos sua mensagem!!

      Excluir
  12. Boa noite, tenho minha barbie de 1982 (não está completa) e a minha de 1988 (completa). Vcs tem interesse em comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      No momento o Doll Hospital não está recebendo novos itens, nem mesmo de compra, mas podemos indicar alguns grupos do Facebook onde Barbies da Estrela tem bastante procura!
      Esse grupo é o ideal para você descobrir o valor de cada boneca: https://www.facebook.com/groups/608083112622828/

      Para venda existem vários, um deles é o DollyBoom (https://www.facebook.com/groups/690440074338952), outro o Troca e Venda de Bonecas (https://www.facebook.com/groups/1409261362680101/), o Doll Lovers (https://www.facebook.com/groups/110179462463466/) e esse que é mais voltado para bonecas antigas (https://www.facebook.com/groups/718302811708510/).

      Espero ter ajudado!

      Excluir
  13. Eu quero uma boneca quebrada de graça onde posso encontrar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      De graça só se você souber de alguém que está doando. Às vezes isso acontece nos grupos, tanto nos de colecionadores de bonecas quanto nos de mães (quando as mães querem se desfazer de brinquedos dos filhos que não estão mais sendo usados).

      Tem como conseguir bonecas quebradas, baratinhas (entre 1 e 5 reais) em briques, brechós ou feiras de usados na cidade também. Bazares de igreja e centros espíritas também costumam ter muitas coisas bem baratinho.

      Uma terceira opção seria procurar na OLX, no Mercado Livre e anúncios do Facebook por bonecas quebradas/para restauro e oferecer alguma troca - seja por outra coisa que você tenha ou por algum serviço, assim o custo da boneca quebrada poderia ser praticamente zero ;)

      espero ter ajudado!
      beijinhos

      Excluir
  14. Boa tarde! Minha cachorra comeu os braços de 2 Barbies da minha filha. São Barbies queridas para minha filha, sabe me dizer se consigo comprar os braços para repor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Tem como comprar apenas peças das bonecas para repor sim. às vezes só os braços é difícil, mas você pode tentar pegar um pequeno lote para restauro como esse https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1534301527-lote-barbie-restauro-sucatas-e-aproveitamento-pecas-mattel-_JM
      Assim você usaria os braços do lote novo para repôr.

      Se precisar que a gente faça essa recuperação para você, é só mandar um email pro enfermeira@dollhospital.com.br ♥

      beijinhos!!

      Excluir
  15. Olá, vcs tem corpinhos de Barbie estrela com mãos articuladas disponíveis?
    E gostaria de saber se aparecer algum bebê Bolinha de Neve do meu pequeno pônei. Também serve o asinha do Céu.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália :)
      No momento não temos peças ou brinquedos à venda.
      Recomendo dar uma olhada nos grupos de colecionadores, sempre costuma aparecer corpos de Barbie por lá, e diferentes modelos de pôneis (embora os bebês sejam especialmente raros de estarem à venda).

      Beijinhos!

      Excluir
Plugin de Posts Relacionados para WordPress, Blogger...